Como era republicano tinha nas suas amizades galegas, republicanos como maioria!
Já em plena guerra civil e por causa dessas amizades, se viu na necessidade de regressar a Portugal.
Não sem antes ter testemunhado o fuzilamento de alguns desses seus amigos!
Galiza era franquista ( ainda hoje o é!) e a Espanha na sua grandeza real parece que também não o deixou de o ser!
Com uma diferença. Hoje, que eu saiba e vou lá muitas vezes, Galiza não fuzila ninguém!
Mas Castela para além de arrear bordoada nos Catalães, não fuzilando (até ver) - Ameaça!!!
- Que aconteceria agora a Puigdemont o mesmo que tinha acontecido a Companys aquando da declaração de independência à 83 anos!
Ora o que aconteceu à 83 anos foi que esse tal Companys declarou a independência. Foi apanhado pelos nazis entregue a Franco e fuzilado pelos Franquistas em 1940.
Este senhor Pablo Casado (do PP, claro!) referia-se a Lluís Companys, líder da Esquerda Republicana Catalã que, em plena II República, a 6 de outubro de 1934 fez a proclamação da independência da Catalunha.
Foi logo neutralizado e preso pelos próprios republicanos! Foi libertado em 1936. Nesse mesmo ano rebenta a insurreição liderada por Franco. Em 39, com a vitória de Franco na Guerra Civil que se seguiu, Lluís Companys foi para o exílio e acabou capturado pelas tropas nazis, que o entregaram aos aliados da ditadura franquista. Após cinco semanas de cárcere em Madrid, onde foi torturado, foi fuzilado em Barcelona a 15 de outubro de 1940. Conta a história que Lluís Companys, no fuzilamento, se recusou a colocar a venda e gritou “Pela Catalunha!” quando os carabineiros dispararam as armas.
Fuzilamento de LLuiz Companys
Esse tal Lluis é o de lenço ao peito, da grade do centro à nossa esquerda,
Este senhor disse textualmente que poderia acontecer o mesmo a Puigdement ( o hijo de puta de independentista que ahora tuvo el coraje de declarar la independência) sem reticências!
Posteriormente veio esclarecer como bom político que é, que não tinha dito o que disse e que não era aquilo que queria dizer. No caso de Puigdemon ficaria apenas pela prisão. Não fuzilaria o desgraçado!
- Magnífico! Até parece um político Português!
Ou seja - Carabineiros em versão soft!
tone do moleiro novo I - O chato
Nada que o sr Companys não tivesse feito aos seus correlegionários catalanista, fuzilou ou mandou fuzilar com o seu assentimento centenas de presos em navios no porto de Barcelona. Pelo que amor com amor se paga e nada se perdeu. Hoje está na moda catalanista branquear criminosos de guerra da estirpe deste.
ResponderEliminar