domingo, 11 de setembro de 2022

FEIRAS NOVAS

 FEIRAS NOVAS em Ponte de Lima

Eram 

- e digo bem...eram - 

... no terceiro Domingo de Setembro. 

Representavam o fim das festas de Verão no nosso Alto Minho.

Havia um cheiro no ar a vindimas e cidra. O seu calendário correspondia ao ciclo da própria natureza!

Na mania da muita gente os de Ponte não resistiram à ideia saloia de antecipar as Feiras Novas para o segundo Domingo de Setembro.

Resultado:

Atiraram as Feiras Novas para cima das Festas da Senhora da Bonança em Vila Praia de Âncora. E se o primeiro Domingo de Setembro calhar no dia 1, a noite de Sexta para Sábado cai na noite grande da Peneda!

Já publiquei que o Conde de Aurora só se não levanta porque o obrigaram a ficar sentado!

Mas este ano dei por um comentário deliciosa na página do Município de Ponte de Lima em que estava apresentado o Programa das Feiras Novas desde 7 a 12 setembro 2022.





















Em que o Senhor Paulo Jorge  perguntava a que horas era a procissão ao mar ???. 

         

Ao que lhe respondi:

"A procissão ao mar é no domingo dia 11!!!! - Mas é a da Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora, que calha no mesmo fim de semana! "

Tendo estado presente, ontem, no cortejo em Vila Praia de Ancora, veio-me agora uma ideia brilhante ( aliás como todas as ideias que me vêm).

Como Ponte de Lima não tem procissão ao mar e Vila Praia de Âncora tem duas, bem que poderiam os de Ponte e já que atiraram as Feiras Novas para cima da Senhora da Bonança, aproveitavam (os de Ponte) e integravam no programa das Feiras Novas uma das tais procissões ao mar que sobram  aos de Vila Praia de Âncora.  Era apenas uma questão escolher qual delas de acertar com os de Gontinhães o calendário.

AABL




Sem comentários:

Enviar um comentário