É tão fácil respeitar os mortos!
Basta um choro pungente das carpideiras do costume.
Basta que lhes mijem em cima da campa como o fazia aquela que chorava pelo sítio em que, pelo morto, sentia mais saudades!
Morreu o Barreiros ali do Chão de Vinha. Tinha 102 anos. Uma universidade portanto. Os nossos respeitos a quem, para além da reforma, tanto tempo viveu amarrado ao volante do seu carocha.
- Mas quem o respeitou em vida???
O Tribunal de Braga não!
E o Senhor António Barreiros do alto dos seus noventa e tal anos foi testemunhar que:
- Areosa ia até à Capela de S. Roque.
- Que era aí perto que existia o posto ande se pagava para entrar em Viana.
- Que como proprietário e lavrador na veiga de Areosa a veiga era contínua até entre quelhas sem nunca se aperceber de qualquer marco ou limite entre Entre Quelhas e Camboelas.
- Que os De Areosa quando se deslocavam a Viana esgotar as fossas da Ribeira montavam o caixão da jorda no carro de vacas saíam depois do Jantar e tinham que esperar pela meia noite para entrar na Cidade. Eram barrados entre a Gnr e São Roque e tinham que esperar que a Senhora d'Agonia tangesse as tais 12 pancadas necessárias para a permissão.
(assim de cabeça num testemunho que deve ainda existir pois foi gravado.)
O mesmo o disseram a Maria da Lifonsa e o já falecido Luis Ruas, assim como O David Caravela e o Maria Irene Gonçalves
Mas perguntem ainda à Maria de Inácio ali no Châo de Vinha cujo testemunho foi inexplicavelmente dispensado no tal processo.
- Mas sabem como foi classificado este testemunho pelo Tribunal Administrativo de Braga??? - Vou transcrever textualmente.
Que todos esses testemunhos o tinham sido como "alegadamente" dados! Particularizando:
" Também revelaram-se nítidas incongruências e inconsistências nos seus depoimentos quando mencionaram que carros de bois alegadamente iam fazer as descargas das fossas das casas de Viana e traziam os dejectos para os terrenos de Cultivo de Areosa (onde alegadamente eram espalhados) levando em contrapartida por parte dos habitantes de Areosa géneros alimentícios galinhas e e cetera. Razão pela qual não merecem qualquer credibilidade por parte deste Tribunal."
Já agora também testemunharam que eram barrados entre a Gnr e São Roque e tinham que esperar que a Senhora d'Agonia tangesse as tais 12 pancadas necessárias para a permissão de entrada na Cidade.
Ora a palavra o tal "Alegadamente" é utilizada na qualificação do testemunho dos de Areosa quatro vezes acompanhadas por outras expressões .E a decisão do Tribunal ainda se refere embora truncadamente ao teor do testemunho dos de Areosa.