sábado, 28 de outubro de 2023

Entender a Palestina

 No DM do dia 23 de Outubro de 2023

Mal mesmo mal. Fiquei a entender menos a Palestina!




















E fiquei baralhado!

"A Palestina não é o resultado da colonização ocidental mas da descolonização otomana"

Em primeiro lugar nunca houve uma 

"descolonização otomana" 

Nem os Otomanos tiveram tempo disso. Foram derrotados em Dezembro de 1917 quando as tropas Britânicas comandadas pelo Marshal de Campo  Edmund  Allenby, conquistaram Beersheba, Jafa e Jerusalém, ocupando Damasco no ano seguinte

Depois, não houve qualquer "colonização ocidental" mas sim uma ocupação Britânica, assente não só na conquista do território (expulsando os otomanos) mas também, "legitimada" pelo Mandato da Liga das Nações (1922)


Este mandato fala de um Território conhecido por TRANS-JORDANO e foi atribuído ao Reino Unido que obteve o consentimento para dividir esse mandato em duas áreas;                      - a Palestina e a Transjordânia. 



A partir daí o destino do tal território e de quem lá vivia, ficou traçado. Consequência não da "da descolonização otomana" nem "da colonização ocidental" (que nunca houve) mas sim da ocupação Britânica que desembocou na Resolução 181 da ONU, em 1947, origem imediata do imbróglio que ainda persiste.

Aliás, se os Britânicos não expulsassem os Otomanos daquela região (para não dizer Palestina) duvido que alguma vez o Estado de Israel viesse a existir. Às tantas, os judeus,  teriam o mesmo destino dos Arménios com os turcos a argumentar que nada se tinha passado!

"Sem mandato da Palestina os árabes que lá habitavam seriam libaneses seriam sírios jordanos ou egípcios.

Esta é de cabo de esquadra!

Afinal não havia lá muçulmanos (árabes) que  fossem de lá desde o domínio do Império Otomano ou desde a altura (ou antes) que o Godofredo conquistou (1098) Jerusalém aos muçulmanos!!! - Seriam todos libaneses sírios, jordanos ou egípcios.

Afinal não havia lá muçulmanos (árabes)  desde a altura (ou antes) que o Saladino conquistou  1187 )  Jerusalém à cristandade!!! - Seriam todos libaneses sírios, jordanos ou egípcios.

Afinal não havia lá muçulmanos (árabes)  desde a altura (ou antes) que o Império Otomano tomou conta da Palestina, nos tempos do Sultão Selim I (1517)  - Seriam todos libaneses sírios, jordanos ou egípcios.


Desde essas alturas até imediatamente antes do Mandato Britânico, não haveria lá muçulmanos (árabes) seriam libaneses, sírios jordanos ou egípcios

Nacionalidades que, nas datas, nem existiam à excepção do Egipto.


Mas talvez queira dizer que, como nas imediações do Mandato Britânico,  o tal território era ocupado por cerca de 80% de árabes, afinal a tal resolução 181 da ONU deveria ter repartido 80% do território, pelo Líbano, pela Síria pela Jordânia e pelo Egipto.

Efectivamente eu sempre me cheirou que a culpa toda foi da tal resolução 181.

lopesdareosa



Sem comentários:

Enviar um comentário