terça-feira, 25 de abril de 2023

Sustentabilidade

Comentário por mim publicado em 



A História do conceito da sustentabilidade está feita.

O curioso é o uso que, a partir de certa altura, se fez desta palavra.

De repente todos os projectos começaram a ser sustentáveis. Mesmo aqueles iguaizinhos aos que um mês antes não tinham esse Carimbo.

E a coisa virou moda de tal ordem que por volta de Junho de 2012 Durão Barroso então presidente da Comissão Europeia, encheu a boca de sustentabilidade e a tal se referiu quando defendeu a criação de um fundo para o Desenvolvimento sustentável.

Acontece que eu apenas conheço uma actividade que é sustentável. 

No entanto até se publicitam projectos de Turismo Sustentável!


Tudo tem a ver com o conceito de entropia. Coisa que no abstracto não é fácil de explicar.


No entanto é fácil entender que um sistema que necessite de fornecimentos que dependam de elementos exteriores a sí próprios, não é sustentável.


Ou seja um tal projecto turístico dito sustentável deixa de o ser quando faltarem os turistas. O exemplo mais escancarado foi o que aconteceu com o COVID.


Dito de outra forma; quando se tiver encontrado um sistema que se alimente a si próprio teríamos encontrado o moto-contínuo. 

Nessa altura gostaria imenso de conhecer o Einstein da circunstância.


E quando digo que eu apenas conheço uma actividade que é sustentável estou a referir-me à semeadura do milho. 

Vindo este das américas, ou seja existindo na natureza, pega-se num grão e espeta-se na terra. 

Desse grão cresce um milheiro. Esse milheiro dá três espigas. Cada espiga dá mil grãos. 

Assim apenas um grão deu três mil e desses escolhe-se o maior e bem formado para semente. 

Espeta-se esse e consome-se o resto. 

Na minha casa este processo era repetido ano após ano por um sistema auto alimentado pela existência de solo arável permanentemente disponível e material orgânico para seu sustento. Elementos perenais.


E repetir-se-ia se eu próprio não o tivesse interrompido. 

O que demonstra o que pretendo demonstrar.


Que não há desenvolvimento sustentável sem a lavoura (agricultura) que o sustente!


Sem comentários:

Enviar um comentário