quinta-feira, 13 de abril de 2023

O Zinão foi à Páscoa em Silva lá no século dezanove

 Ao descimento da cruz, que se fez na freguezia da Silva em 1850. 


MOTE. 

No descimento da Cruz, 

Com todo o desembaraço, 

Na Silva dado à luz, 

A vinte e move de março. 


GLOSA. 

Quem tal souber e cuidar, 

E’ para chorar e sentir, 

E tambem caso de rir, 

Sentindo todo o pesar: 

Eu não posso acreditar, 

Que 0 corpo do meu Jesus 

Pozesse certo chapuz 

No regaço d'uma mulher!

 Faz-me na Silva o que quer 

No descimento da Cruz. 


Tremo, estou admirado 

Pelo que tenho ouvido, 

Pilatos ainda vivo, 

Star na Silva conservado . . .

 Este tyranno malvado 

Contra si deitou o laço, 

Atou a corda ao Cachaço 

Este perverso traidor, 

Escreveu contra o Senhor 

Com todo o desembaraço. 


'Star na Silva a Mãe de Deus 

Com Pilatos, ambos vivos, 

Sem ter estes carcomidos 

Carne e ossos, Como os meus ! . . . 

Olhem que dous Pharizeus 

Aquella terra produz' 

De noite dança o lapuz, 

De dia a Mãe do Senhor! . . . 

Foi o caso aterrador 

Na Silva dado à luz.

 

Que um padre (e pregador, 

Que diz ter sabedoria) 

Consentisse n'esse dia 

Servir um ente peccador 

De Mäe de nosso Senhor | 

E ella com cara d'aço 

Receber, dar um abraço 

No corpo de Jesus Christo! 

Só na Silva se viu isto 

A vinte e nove de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário