terça-feira, 11 de abril de 2023

Aki Kaurismäki

Há poucos dias o JN publicava um texto muito interessante acerca do cineasta finlandês, Aki Kaurismaki.




















informando que vivia parte do ano em Viana do Castelo ou melhor, que passava metade do ano na região de Viana do Castelo.

Acontece que sendo Viana do Castelo uma grande metrópole não será lá muito fácil saber-se qual foi o  sítio que Aki Kaurismaki escolheu para passar metade do seu ano.

Em primeiro lugar é até divertido ter uma ideia de quem é Aki Kaurismaki - aquele mesmo que frequentava o meu Tio Luís -.
e silencioso bebia a sua tijela de vinho.

É aquele cineasta que no ano de 2002, ganhou o  prémio do festival de Cannes como seu filme The Man Without a Past.

Nesse mesmo ano, este mesmo Kaurismaki, ganhara também o festival de Cinema de Nova York. No entanto recusou-se a ir receber o prémio  dado que o cineasta iraniano Abbas Kiarostami não tinha obtido autorização de entrada nos EUA para participar nesse mesmo festival.

Cito de memória a sua justificação:

"Nestas circunstâncias também eu sou forçado a cancelar a minha participação. Se  o actual governo dos EUA não quer um iraniano, muito dificilmente encontrarão qualquer utilidade num finlandês. 

Realçando

- Nós nem sequer temos petróleo!"

Mais continuo a citar de memória um recorte de uma entrevista na altura em que disse estar ocupado e que estaria em Areosa a tratar das couves.

Por volta de 2002 e já depois de  Aki Kaurismäki    ter ganho o
tal prémio do festival de Cannes como seu filme The Man Without a Past, encontrei no bar do Carvalho em Afife um condutor de um TIR, finlandês. 

Demasiado palavroso para finlandês. 

Meteu conversa connosco de tal ordem que me explicou porque era mais expansivo que os seus compatriotas o eram  na generalidade. Viajava por toda a Europa e estava habituado a contactar com gente de todo o lado.

Na altura resolvi "brincar" com ele e disse-lhe que conhecia dois finlandeses, um ali em Afife  e um outro, dos mais famosos de então, era meu vizinho. 

Ficou mais surpreendido, ainda, quando lhe disse que ele sabia de quem eu estava a falar.

- Lasse Viren???

- Ari Vatanen???

- Não, um finlandês mais actual, conhecido por ter ganho um prémio muito recentemente.

- Kaurismaki???

Acertou! Não sem manifestar a sua admiração por eu lhe assegurar que era meu vizinho.

Para o demonstrar, fui buscar a lista telefónica e procurei em K um nome começado por A e lá estava.



Kaurismaky, Aki Olavi, Além do Rio - AREOSA


NOTA

Abbas Kiarostami - Falecido em 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário