terça-feira, 24 de janeiro de 2023

TIO ZÉ DO BARRACO

 Passei pela primeira vez em Gondarém em 63 ou 64, no 3 de Junho. Fui de bicicleta com  o Tone Cordas, num tempo em que era o dia de uma das mais importantes feiras lá do sítio. 

Ao passar em Gondarém parámos numa casa junto à estrada ( ainda hoje lá está) onde um senhor de barbas nos ofereceu cerejas de uma cerejeira que lá existia ( que às tantas já foi para o lume). Tivemos que subir à árvore por elas!



Mais tarde e já no Porto me inteirei de quem se tratava. Isto pelo meu companheiro do Instituto, o Paulo Lemos Costa.

Tinha tido o privilégio de conhecer o Tio Zé do Barraco, um matusalém que de Monção (Troviscoso, diziam) tinha vindo rio abaixo numa barcaça e se tinha fixado em Gondarém,  não se sabia bem quando. 
Como não seria a idade a fazê-lo, morreu atropelado por um Guarda Fiscal.
Este melhor sorte não teve. Foi-se, abalroado por um comboio. Cheguei a ter o recorte da notícia da morte do Tio Zé do Barraco!

Vestia peles de lobo, raposa e outros animais que os das argas lhe levavam quando na sua casa paravam com destino para as feiras de Cerveira como paga da aguardente que a todos o Tio Zé do Barraco 
oferecia logo pela manhã.

Tinha uma charanga de bombos e chocalhos que tocava com filhos e netos pelas festas e romarias. Era peregrino constante na paisagem de São João d'Arga.

Conhecia os segredos de mezinhas com barro e outros remédios.

O Nelson de Covas contou-me que, um dia, o Tio Zé do Barraco lhe tinha retirado, com uma navalha, um quisto que lhe aparecera na cabeça, coisa que nem os médicos se tinham metido a fazer. 

Pelos relatos que ouvi deste homem cheguei à conclusão que teria sido o último vestígio do druidismo da nossa ancestralidade.

Da figura do Nelson a passar em Gondarém ficou a tradição. 

Ainda hoje se canta por aquelas paragens.

Ao passar em Gondarém
Num te atrases no caminho
pois sempre ouvirás dizer
Já passou o Vilarinho

Nota.
A imagem acima é de um postal editado, precisamente, em Monção

lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário