terça-feira, 15 de março de 2011

VIVIAN HUNTER LEES - AMAVA AFIFE

AH!  Esta palavra Afife!

Afife por ser Afife
Por ter o nome que tem
não há terra como esta
para amar e querer bem

Tantas vezes o disse Pedro Homem de Mello

Ao que a Ofélia das Cachenas lhe respondia (dizem)

Afife tem cinco letras
Pedro cinco letras tem
ai esta palavra Afife
que com Pedro fica bem

Assim ou mais ou menos.
Ora Afife não tem explicação. É porque é!  Tão estranho o nome que não se sabe de onde vem.
Eu tenho uma teoria, fruto da minha observação, que mais tarde assumirei.

E Afife por ser Afife e por tudo se encerrar no seu nome, mereceu de Pedro Homem de Mello
esta homenagem:

AH!  Esta palavra Afife!
Volto a recordá-la atrás
Lento moinho de vento
feito de espaço e de tempo
Quantas saudades me faz

Ó casa das mil janelas
das mil noites estreladas
berço de longas estradas
poeta, fiei-me nelas

Ó abismo da lonjura
reflexo de pradaria
porque é que andei à procura
daquilo que não havia


Era aquí. aqui sòmente
que eu deveria ter ficado
Afife de toda a gente
que canta e dança a meu lado

Exagero de poetas dirão.
Pois é!
Mas que explicação terá encontrar no cemitério de Afife uma campa, por acaso um pouco ao lado da de Pedro Homem de Mello, onde se pode ler:

(Ele)                 AMAVA   AFIFE 

Que necessidade levou Vivian Hunter Lees a revelar aos passantes tal sentimento???

Lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário