segunda-feira, 7 de março de 2011

ILUSÃO DE ÓPTICA


Cruzaram o terreiro num fim de tarde aborrecida

Dois passos altos e uma testa erguida

Logo os meus olhos tomaram o destino d’uma seta
E a praça, cheia de gente, deixou de ser deserta

Dei ás minhas mãos a direcção do chamamento
Dei aos meus passos os caminhos da aventura

Sem medir a utopia do momento
Dei asas  de andorinha ao meu tolo pensamento 

Nas ânsias da procura


Dei ao meu corpo os sinais de entrega

Dei-me à surda insensatez que também é cega


Dei aos meus gestos o convite dos sentidos

Dei aos meus sentidos os gestos proibidos

Quando naquele largo numa tarde aborrecida
os passos foram altos  e a testa erguida
Dei ás minhas pulsações o ritmo da vida

Dei aos meus olhos o destino de uma seta
Dei aos meus versos a desgraça do poeta

Mas a urbe é curta para o arrátel do esteta

Esgota-se a Cidade na classe média


Reles, pequena, mesquinha,
                                                                 a burguesia

que não entende e ri-se dela – escarninha -
                                                        a poesia!

Tone do Moleiro Novo num dia mais atarefado em encontrar rimas para
a poesia sem ir ao dicionário das cujas.

Sem comentários:

Enviar um comentário