quarta-feira, 15 de maio de 2024

Tentando seguir os meus colegas, Luiz Vaz, Maria Barbosa, Francisco Pires e o António Algarvio.

Ou seja, fazer um exercício de ginástica aplicada em cima de um mote!

E a coisa começou com uma publicação da nossa Adelaide Graça 

(e digo "nossa" pois que desde que desatou nesta loucura do escrevinhanço deixou de ser apenas  dela).

Aqui vai a imagem

Que julgo muito bem conseguida.
Os caminhantes apenas identificados como tal.
A guarda de honra das acácias (?) inclinando-se à passagem.
A luz que penetra na alameda natural.

Desde logo me fez lembrar a cantoria dos romeiros para São João, entre o Sobreiro e Sant'óginha 

Abaixai-vos carvalheiras
Com os ramos para o chão
Deixai passar os romeiros
Que vão para S. João


E em consequência saiu esta

Inclinai-vos austrálias
Em túnel iluminado
Deixai passar as sandálias
Do peregrino cansado
Falta pouco e outro tanto
Pra chegar a Santiago

Logo o meu amigo Augusto Costa comentou...

Augusto Costa Costa

Grande poeta ( envergonhado ) …

E tomando esse "Mote" resolvi glosar

Óh meu amigo... Augusto Costa

...sobra o envergonhado
Já que poeta num sou
(mediano pudibundo)
Como a vergonha no mundo
Foi coisa que se acabou
Não estou nada orgulhoso
Naquilo que em mim sobrou
Não quero ficar famoso
Nem no livro de tal gente
E se algo em mim se consente
Sair fora do penico
Eu por pouco aí me fico
Em nome da boa moral
De mim um reles mortal
Dos outros vem o sermão
Sinto-me desajustado
D'inda ser envergonhado
Quando os outros já num são

- lopesdareosa























Sem comentários:

Enviar um comentário