terça-feira, 21 de maio de 2024

Paços de Brandão...dá-me razão

 Alguns intelectuais encartados ficam escandalizados por eu utilizar o NUM em vez de NÃO.

Em primeiro lugar nem sequer admito que haja alguém que possa ter alguma legitimidade de me corrigir.

A falar aprendi no colo da minha mãe e à mesa da minha família!

O escrever veio depois. E ler e escrever aprendi na primeira classe com o professor Mário Viana. Depois disso veio veio a leitura dos outros, que nos bons exemplos só encontrei a confirmação de tudo aquilo que aprendi na Casa do Moleiro Novo e nos bancos da Escola Fontes Pereira de Melo ali no Lugar do Meio de Santa Maria de Vinha.

Mas voltemos ao tal NUM.

Em Paços de Brandão existiu um agrupamento 

COMO ELAS CANTAM E DANÇAM EM PAÇOS DE BRANDÃO

A que já me referi em 

https://lopesdareosa.blogspot.com/2011/03/folclore-como-elas-cantam-e-dancam-em.html

No qual pontificava uma tal Maria Joana de Moura Ferreira-Alves    

Muito recentemente deitei mais sentido ao seu canto 

- a mais límpida voz de todas as cantadeira que ouvi até hoje

e reencontrei-me  aí com o meu orgulho!

No videou 

https://www.youtube.com/watch?v=rZWO460ikXQ

E a partir do minuto 1:45 pode ouvir-se no VIRA DE RODA pode ouvir-se


óH Moças dançai o vira 

que o vosso vira me alegra

Se não fosse o vosso vira

Eu num vinha à vossa terra


E


óh Moças dançai o Vira

Uma noite num é nada

Ai quem  não virou à noite 

Ai Vira-se de madrugada


Não é que a "Joaninha" não soubesse cantar "NÃO"

E não fui em que a ensinou a cantar NUM.






Sem comentários:

Enviar um comentário