terça-feira, 13 de junho de 2023

Ainda VILARINHO DA FURNA

 Já publiquei sobre esta causa ver:

https://lopesdareosa.blogspot.com/2019/12/vilarinho-da-furna-ii.html


E fiquei surpreso ao ler Viriato Capela TERRAS DE BOURO O HOMEM E A SERRA - 2001

A página 68 refere-se a Jorge Dias - Vilarinho das Furnas - Imprensa Nacional Casa da Moeda 2ªedição Lisboa 1981.



(Essa tal edição prefaciada por Orlando Ribeiro -Vejam lá!)

Mas com uma imprecisão:

É que Jorge dias nunca escreveu tal. É só ler o que já publiquei!

Também me surpreendeu a falta de Miguel Torga no rol dos autores que enalteceram a região.

E também a omissão de Manuel de Azevedo Antunes quando Capela se refere à falta de novos estudos monográficos, quando este já publicara em 1985 VILARINHO DA FURNA - UMA ALDEIA AFUNDADA.

Aqui chegado apenas uma reflexão.

Não me importaria a mim que VILARINHO fosse o da TOTINEGRA. Mas se o fosse não seria das TOUTINEGRAS.

Mas nem é isso que está em causa. Apenas que o título do livro de Jorge Dias não é o indicado por Viriato Capela!

O que me importa a mim, consumidor (e não emanante) de conhecimentos é a falta de rigor que me leva a desconfiar, sempre, daquilo que me é transmitido!

Isto sem pretender desvalorizar quem sabe, quem investiga, quem publica para nosso enriquecimento:

Tone do Moleiro Novo 



Sem comentários:

Enviar um comentário