segunda-feira, 5 de junho de 2023

BENJAMIM ENES PEREIRA

 Esta devo-a ao meu amigo Joaquim Correia.

 https://www.facebook.com/joaquimcastrocorreia.correia

Quando a legendou como Gentes de Carreço, Viana do Castelo.18 de Novembro de 1956. não sei se deu pelo significado desta fotografia.

Nem sei como é que a desencantou!














...è que esta Gente de Carreço, trata-se nem mais nem menos de Benjamim Enes Pereira, da Casa da Bouroa,  poucos anos antes dos seus trinta e poucos anos antes de ter ido trabalhar com Ernesto Veiga de Oliveira, Jorge Dias e Fernando Galhano!

A camisa decerto tinha sido feita pela sua irmã, Esmeralda. Semelhante a uma outra de seu irmão Francisco, aqui a cantar nos Açores.



Ou também semelhante aquela que seu irmão Domingos vestia quando serviu de modelo para o quadro de Eduardo Malta. Quadro que, por sua vez, fez capa do Livro de Pedro Homem de Mello




















A Senhora, ainda está conosco. Trata-se da Senhora Eulália do Morgado alí de Montedor, hoje com noventa anos. Com as minhas homenagens e à sua sobrinha que ainda hoje me aturou!

Também com os meus agradecimentos ao Ernesto Paço que de imediato identificou a Senhora.

E também ao Vicente, o tal que dançava a Cana Verde junto ao Moinho das Quatro Velas. (Dançava...digo bem).

(Quero ver se o Vicente me oferece uma foto sua com a tal camisa feita pela mesma Esmeralda).

(Texto em Construção)

Acrescento em 09 de Junho de 2023

Já depois de ter publicado este texto, fui corrigido pela própria sobrinha, Helena Enes Pereira, (Filha do Domingos) que quem confeccionava  as camisas era sua tia Engrácia e não a Esmeralda. Esta sim uma grande cozinheira.



Sem comentários:

Enviar um comentário