quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Jogo de braços

Já a isto me referi na minha página no facebook.


De uma série de fotografias obtidas em São João d'Arga, pelo Meu amigo Abílio de Paçô,  destaquei algumas nas quais sobressai aquela em que insisto agora.

Pedi então a compreensão da interveniente para o meu motivo desse realce, caso desse pela minha publicação.

Pedi também que se revelasse o que não aconteceu muito embora tenha a certeza que já viu a imagem.

Da mesma forma que sei (agora) quem é, muito embora não "conheça".

Na ocasião comparei o desenho dos braços com aquele do Isídoro de Santa Marta.

Aqui vái, como prometido, a comparação com a informação de que a fotografia do Isídoro foi tirada pelo fotógrafo do Porto, Teófilo Rego e está publicada no livro FOLCLORE do Dr. Pedro.

E de PHM essa imagem lhe mereceu a seguinte legenda:

"Dir-se-ía que, posto em liberdade, o corpo do bailador como que se esfarrapa e se descose á mercê do vento..."

Direi apenas que no adro de São João há asas que voam mesmo em noites calmas.

Com as minhas homenagens aos visados.













Tone do Moleiro Novo

1 comentário: