sábado, 11 de junho de 2011

BARRY HATTON no DN

Segundo o DN do dia 10 de Junho, conforme a última página, este senhor, Inglês, em Portugal há 25 anos, escreveu um livro a que lhe chamou OS PORTUGUESES.

Na sua entrevista tece-nos uma série de elogios como o de nos unir-nos para apanhar touros à mão, assim como aquele jeito macio de sermos perguiçosos.
E dá até uma dica para saírmos da morrinha.
Mas, para tal, os portugueses têm que fazer uma escolha e, se querem ser ricos como os alemães e os suíços, têm de entrar às 08H00, trabalhar até às 18H00, jantar ás 19H00 e estar na cama ás 21H00/22H00. ( Mas espera e ainda bem! que não façamos isso!).
 Disse

Ora acontece que, simpatizando à primeira com o nosso amigo inglês, noto desde já que nem os tais 25 anos de Portugal deram para reparar em tudo.

É que eu poderia referenciar-lhe uma legião de portugueses que, bem contados, dariam não uma mas várias legiões em numeração romana, que se levantam às 06H00 da manhã, trabalham até ao meio dia, comem qualquer coisa e continuam, no Verão, até ao Sol pôr. Ceiam não sem que antes tenham tratado do vivo e deitam-se entre as 11H00 e a meia noite. E NÃO SAEM DA CEPA TORTA. Quanto mais serem ricos como os alemães!

Ao que parece o nosso amigo inglês bem poderia ser o de Peniche e deve ter escrito o seu Livro OS PORTUGUESES antes do relatório de 4 de Junho de 2011, do Banco Francês Natixis da autoria do seu Chefe da Secção de Economia, Patrick Artus,  baseado em números da OCDE e da Eurostat no qual se conclui que "Os alemães trabalham muito menos ( por ano e durante a sua vida activa) que os europeus do sul. E também não trabalham de forma tão intensiva." 

E que a duração anual média de trabalho de um alemão (1390 horas) é muito inferior à de um português (1719 horas)

Quanto aos suíços, não viu decerto o emigrante portugês (na Suissa) que no dia anterior deu no telejornal da RTP que nem punha hipótese de voltar para Portugal.
- Para quê? Para ganhar 500 Euros por mês???
E mais informava que, na Suiça, os preços dos bens essenciais pouco diferiam dos preços em Portugal

Ora e esta pergunto eu,
- Se o custo dos bens essenciais é praticamente o mesmo qual a justificação para a discrepância dos     salários?
Dizendo isto de outra forma. Para (aqui) se ganhar bem menos, teriam que esses bens serem também bem mais baratos. Mas tal não acontece.

-Então onde pára o dinheiro??

Pois é. O que nenhum economista, de serviço aos comentários e  estratégicamente distraído, explica cá à malta é porque raio de fenómeno o peso, na Suiça, dos salários no PIB é de 60% e, em Portugal é de 40.

Meus caros economistas de um quarto de tigela. Vão buscar as razões da acumulação de capital a outras fontes que não as do trabalho. Este, para além de mitigar mal a fome, também serve para pagar  os impostos  mais a vossa inutilidade!

Meu britânico amigo BARRY  HATTON, sabe porque é que os nos países do Norte da Europa (dizem) se trabalha mais que nos países do Sul?
- Por causa do frio!!!
No Norte, o pessoal trabalha para aquecer e ainda por cima são pagos para tal.

Por cá, para aquecer, não necessitamos de trabalhar!

TEMOS O SOL!!!

( Esta dica foi o Fernando Viana que ma deu!)


Lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário