quarta-feira, 1 de junho de 2011

AH! A AGRICULTURA!

Eleições

Passos Coelho defende aposta na pesca e na agricultura para diminuir desemprego e importações

Lusa
12:37 Quarta feira, 20 de Abr de 2011

Passos Coelho defende aposta na agricultura

O líder do PSD defendeu hoje que o futuro do país passa «indiscutivelmente» pela agricultura, sublinhando que «nem vale a pena» lançar dúvidas sobre o empenhamento dos sociais-democratas neste setor.
«Temos apresentado muitas iniciativas em matéria agrícola. O PSD está convencido que o futuro do país passa indiscutivelmente também pela agricultura, não vale a pena fazer de conta ou lançar dúvidas sobre o empenhamento que temos na aposta na agricultura», afirmou Pedro Passos Coelho, durante um almoço dedicado à agricultura, em Ponte de Lima. (30/05/2011)
Considerando que é necessário inverter a situação «errada» que se passou em Portugal, onde durante muitos anos se andou «a usar a política agrícola comum para financiar a não produção», o líder do PSD apontou dois grandes objetivos do partido: apoiar a produção e melhorar o rendimento dos agricultores.


Ora acontece que já em 8 de Maio, o DN publicitava os três reptos urgentes do Presidente (Cavaco) um dos quais:

"Portugal tem condições para ser auto-suficiente na fileira
agro -alimentar."

Comentário
Do que eles se lembraram!
Agora!

Bem em primeiro lugar é interessante verificar que a agricultura é considerada uma fileira.
De malucos deve ser. De um monte de tipos mais ou menos façanhudos que insistem em empobrecer alegremente. No Inverno é muito jeitoso. Dá para aquecer. De verão é uma chatice. É uma actividade que não se ajusta aos humanos. Se o fosse, um tipo não suava nem se cansava. 

Ora a agricultura, a lavoura como eu prefiro dizer, não é uma actividade mais, opcional, circunstancial. Nem nenhuma oprtunidade em tempo de crise.

A Agricultura ( a lavoura) é a actividade estrutural e estruturante de qualquer sociedade que queira ser livre e independente. Deveria ser a base da pirãmide do nosso estado social.
A agricultura ( a lavoura) é a única actividade que produz em circuito fechado.
Desde que tenhamos terra ela nos compensará se dela cuidarmos.

Mas o que é que fazemos nós portugueses àquilo que Deus nos concedeu?
É criminoso, até pecado, pois como se sabe e sempre que dá jeito, invocamoes a nossa condição de país católico, o que fizemos ao nosso mundo rural.

Portugal é um país fisicamente rural governado por uma oligarquia de mentalidades urbanas e burguesas que por vergonha ou susto ( Para o nosso Presidente Cavaco foi castigo) desmantelaram a pesada herança do santa comba.

Mas da mesma maneira que se esquecem de onde vem o que se come, também se esqueceram já quem foram os resposnsáveis pela

"situação «errada» que se passou em Portugal, onde durante muitos anos se andou «a usar a política agrícola comum para financiar a não produção, situação esta que é necessário inverter" como Passos Coelho reconhece.

Ora tudo isto conjugado com a tal capacidade de visão a longo prazo referida na intervenção do Presidente da República (Cavaco Silva) na Sessão Solene Comemorativa do 100º Aniversário do Instituto Superior de Economia e Gestão, no dia 23 de Maio de 2011 em Lisboa.

Chego à conclusão que de facto muitos dos que hoje por cá andam, então (há muitos anos) passaram de noite. Foram de facto marcianos que andaram a fazer asneiras e essa gente não deu por ela. Nem tiveram qualquer visão a longo prazo das consequentes consequências.

lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário