segunda-feira, 6 de junho de 2011

AUGUSTO MATEUS

Na última semana de Janeiro de 2007, as declarações do Ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmando na China que a mão-de-obra portuguesa é a mais barata da UE, foram recebidas com críticas generalizadas da oposição e dos parceiros sociais.

Sob o título

As gafes de Pinho

Escrevia Fátima Mariano em 2009-07-02

Ver http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1290250

"O episódio que primeiro marcou de forma negativa a sua actuação aconteceu fora de portas, mais precisamente na China, no início de Fevereiro de 2007, onde Manuel Pinho se encontrava em visita oficial. Discursando em Pequim perante uma plateia de 300 empresários chineses, Pinho incentivou-os a investir em Portugal argumentando que a mão-de-obra portuguesa é barata. “Somos um país competitivo em termos de custos, nomeadamente, os custos salariais são mais baixos do que a média da União Europeia”, propagandeava o ministro. Oposição e sindicatos não gostaram da imagem que estava a ser dada de Portugal além-fronteiras e pediram responsabilidades ao primeiro-ministro."

De facto em


foi publicado:

"Economia
PSD considera que Manuel Pinho fez afirmações "terceiro-mundistas"
Tiago Silva com Lusa  
31/01/07 19:10
O PSD considerou hoje "de uma infelicidade extrema e com carácter terceiro-mundista" as afirmações do ministro da Economia, Manuel Pinho, na China, invocando os baixos custos salariais em Portugal para apelar ao investimento no país. Manuel Pinho, que acompanha o primeiro-ministro em visita à China, apelou ao investimento chinês em Portugal alegando que os custos salariais são inferiores à média da União Europeia (UE) e têm uma menor pressão de aumento do que nos países do alargamento.
Essa foi uma de cinco razões apontadas por Manuel Pinho, perante uma plateia de empresários chineses, para o investimento em Portugal.
"Portugal é um país competitivo em termos de custos salariais. Os custos salariais são mais baixos do que a média dos países da UE e a pressão para a sua subida é muito menor do que nos países do alargamento", sustentou o ministro, no Fórum de Cooperação Empresarial Portugal China 2007.
"São declarações de uma infelicidade extrema e com carácter terceiro-mundista. Penso que só os países do terceiro mundo podem apresentar vantagens competitivas baseadas em baixos salários", criticou o deputado do PSD Miguel Frasquilho.
"Isto prova também a total desconfiança que o próprio ministro da Economia tem em relação à acção governativa, dá a ideia de que o Governo não tem nada para apresentar em áreas fundamentais para o investimento estrangeiro", argumentou o social-democrata.
Miguel Frasquilho mencionou "a qualificação de recursos, a desburocratização da Administração Pública, a lentidão da Justiça, a competitividade fiscal" como algumas dessas áreas em que, disse, "dá a ideia de que o Governo não tem nada para apresentar".
"A única razão pela qual o ministro da Economia entende que é vantajoso investir em Portugal é pelos baixos salários", defendeu.


Depois, Sócrates esclareceu tratar-se da mão de obra qualificada.
Ver negocios.pt: "Sócrates diz que Pinho se referia aos baixos salários da mão-de-obra qualificada" -
Está também tudo em
 http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=363553&sid=535935af8dec0f86cf0fc1aaafbf2a77&js_link=1


Acontece que no PÙBLICO de hoje, 6 de Junho de 2011, Augusto Mateus, diz exactamente a mesma coisa. Logo na primeira página e com desenvolvimento na 32 onde afirma:

"Onde Portugal é competitivo é na mão de obra qualificada" 

Considerando que:

"Em termos de salários, o país destaca-se pelos recursos humanos altamente qualificados com baixas remunerações"

Ver em
 http://economia.publico.pt/Noticia/augusto-mateus-onde-portugal-e-competitivo-e-na-maodeobra-qualificada_1497682

Entrevista

Augusto Mateus: "Onde Portugal é competitivo é na mão-de-obra qualificada"

06.06.2011 - 07:34 Por Cristina Ferreira
"O ex-ministro da Economia Augusto Mateus considera que, em termos de salários, o país destaca-se pelos recursos humanos altamente qualificados com baixas remunerações".


COMENTÁRIO

Só espero que aqueles que zurziram no Pinho não matem o Mateus!


Nota de rodapé
A memória é phodida e a vergonha devia ser um cultivo!

Lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário