terça-feira, 16 de julho de 2024

O Pinheiro de São João

 Não que não fosse uso em outras terras mas pelo São João, o Baptista, em Areosa e em Carreço, por esses dias do Santo, saía o cortejo do Pinheiro de São João que percorria as "avenidas" da paróquia sempre acompanhado pelo pessoal, sempre festeiro e vestido conforme a circunstância.

O "carro das vacas" que transportava o dito pinheiro afinal era dos bois. Que no caso de Areosa me parecem piscos e no caso de Carreço se o fossem seriam galegos. 

E digo isto perante a muito conhecida imagem que segue, um tesouro na memória de Areosa, onde sempre foi identificado o Senhor Duarte do Arranha. Pena que não estejam identificadas as suas companheiras.



Mais recentemente foi recriada essa tradição com a realização do São João da Ponte Nova, iniciativa do GEA.

Quanto a  Carreço encontra-se a imagem que se segue no livro de Ernesto Veiga de Oliveira FESTIVIDADES CICLICAS EM PORTUGAL

com a legenda 

Fig. 12 – Viana do Castelo, Montedor. Cortejo do pinheiro de S. João.



 Mas o que mais me intriga é quem seriam não só a môça da sôga mas principalmente o môço de lavoura que ladeava o gado.

Rais me parta se pelo sorriso rasgado não diria que era o Benjamim da Bouroua. Mas há um outro sinal.

Aquela canga!

Se for da Casa da Bouroua estará assim identificada. E então de uma coisa eu tenho a certeza. Esta imagem foi oferecida pelo Benjamim a Ernesto Veiga de Oliveira.

Talvez a minha prima Linda (ou o Vicente da Góta) tenha(m) a chave do segredo.

Ou então sou eu que ando para aqui a especular e haja ainda em Montedor quem não esteja com especulações!


Sem comentários:

Enviar um comentário