domingo, 25 de outubro de 2020

São João d'Arga, outra vez...

 Estou a pensar (outra vez) no São João d'Arga. Local onde também pela primeira vez vi dançar a tal Góta. No São João d'Arga em que em 50 anos falhei duas vezes, tirando a deste ano...

Tantas vezes lá fui que acabei por apanhar boleia dos de Dem por quem esperava na ponte logo após a procissão!

Nos meus primeiros tempos da romaria, quando me comecei a aperceber o que aquilo era, ficava espantado com a chegada do rancho de Dem, aquelas vozes levavam tudo á frente...

Ó i ó ai durante esta cantiguinha, durante esta cantiguinha um oito tem de ser feito Ó i ó ai um oito tem de ser feito A cana verde de Dem leva tudo a preceito

Ora vira vira eu queria-te tanto                                                     Ora vira vira eu queria-te tanto ó lindinha                                    Minha rosa branca criada no campo

Ele já é dia ele já se vê                                                                  ele já são horas de tomar café                                                    de tomar café de tomar cevada                                                    ele já é dia é já de madrugada


Levei cerca de dez anos a integrar-me na cantoria. Depois acabei por participar na tocata. Tempos do Senhor Simplicio, tempos do Tone da Rita, tempos do Desidério!

Não tenho memória fotográfica de então. No entanto, bisbilhotando a página do Zé Miguel, encontrei isto.
O Rancho de Dem em 2016


























Os de Dem a descer ao lado da Casa do Guarda Florestal. O Zé Miguel no Comando!























JJá depois de passar a ponte e já com o de Areosa a meter nojo!

Aqui a minha proclamação aos da Serra d'Arga e aos de São Lourenço.

Abaixa-tó Serra d'Arga Eu quero ver Areosa é terra de gente fina e duma ovelha ranhosa

(O visado é o Tone do Moleiro Novo)





















Inda num é agora a entrada triunfal!

É agora






















Depois alguém apanhou o Zé Miguel a dançar. Dada a formação dos seus parceiros parece-me que estavam a dançar a góta.




O que não lhes sei dizer é de onde era a góta!


lopesdareosa


Sem comentários:

Enviar um comentário