Titulo (quase) copiado de MAIS AMBIÇÃO PARA A AGRICULTURA. Foi publicado ontem dia 16 de Janeiro de 2024 no JN, pag. 23.
Da autoria de António Fontainhas Fernandes - Docente Universitário.
Ambiciosa e trabalhosa.
E vou elencar o que há que fazer:
- Transitar para um modelo mais sustentável na transformação estrutural e na mudança do perfil de especialização de economia, pautado por ume maior intensidade tecnológica e por métodos de gestão inovadores.
- Uma nova organização desta área no governo, articulando Agricultura, florestas e desenvolvimento rural com desenvolvimento regional, com uma prespectiva territorial e integrada.
- Melhorar a eficiência de funcionamento no acesso aos serviços e desmaterialização de procedimentos, trduzida na criação de um balcão verde associado a um Simplex para os agentes do sector.
- Aumentar a ambição no apoio à transição para um modelo mais sustentável, assente na descarbonização e no sequestro de carbono, na eficiência energética, no melhor uso da água, e na melhor gestão e conservação do solo.
- Reforçar a ligação do sector aos objectivos do desenvolvimento sustentável e da transição digital e climática, pugnando por uma agricultura verde, inovadora e de elevado valor acrescentado.
- Investir num sistema de conhecimento e de inovação funcional, propicia ao desenvolvimento e adopção de tecnologias (digitais e outras) nos processos produtivos e de novos modelos organizacionais e em mais internacionalização.
- Promover um ecossistema agroalimentar coeso e socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável, socialmente equilibrado, economicamente competitivo e inovador, com uma governação próxima dos utilizadores.
Enfim. - Uma trabalheira!
Tão grande que num sei se há gente suficiente para a levar a cabo.
A mobilização vai ser grande, mas estou preocupado.
- AINDA HAVERÁ GENTE PARA SEMEAR AS BATATAS???
Sem comentários:
Enviar um comentário