domingo, 24 de março de 2019

CARAMURU ANDANTE ou Monumentos com rodas

CARAMURU ANDANTE ou Monumentos com rodas

No passado 5 de julho de 2018, António Viana publicou esta oportuna observação na sua página 
 · 
2018.07.05 - O Que Vejo na Nossa Terra - CARAMURÚ E PARAGUASSU.

"Fui ao almoço do CER (Centro de Estudos Regionais) no Scala. Cheguei àquela rotunda faltava um quarto para o meio-dia. Quem primeiro vi? As Controversas Figuras. Estavam sobre uma camioneta estacionada. Resolveram fazer um passeio o que me permitiu umas fotografias. Aqui vão, mazinhas mas informativas, documentais.
Controversas? Obviamente. O Homem, que teve o seu papel no Palco da Vida, não era “Correia” nem  nosso conterrâneo. Era “Diogo Álvares do Cabo” e de Castela. Não obstante isto estar muito bem explicado desde 2010 continuam a aparecer escritos que repisam os erros anteriores. Quem mais quiser saber leia “SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DA PRESENÇA DE DIOGO ÁLVARES CARAMURÚ EM VIANA DA FOZ DO LIMA”, de Manuel António Fernandes Moreira, in “Cadernos Vianenses”, Tomo 44, p. 147-163, Viana do Castelo, 2010.
Para quem não tiver lido, quiser satisfazer de imediato a curiosidade e não tiver à mão a publicação, aqui vai a transcrição do início:
“Diogo Álvares Caramurú ou Diogo Álvares do Cabo, como era conhecido em Viana quinhentista, constitui um das figuras mais notável e, igualmente, enigmática da história vianense. Este paradoxo é real. Na verdade têm sido muitos os investigadores, tanto brasileiros como nacionais, que se têm empenhado, desde os começos do séc. XVIII até aos nossos dias, a estudar a vida e a obra do Caramurú. Os resultados à vista ficam muito aquém do desejado. São mais as reticências e as dúvidas do que as certezas e as conclusões definitivas. Faltam os documentos. E, como sabemos, sem eles não é possível construir a história. Constituem a ponte que liga o presente ao passado.
(…) É o caso de Diogo Álvares do Cabo durante a sua presença em Viana. Embarcou relativamente jovem para o Novo Mundo. Sabemos que despachou panos na alfândega de Viana, descendia de uma família originária de Castela. Mais nada. O restante é obtido por dedução ou por referências indirectas. A partir de 1504 perde-se, em Viana, o seu rasto.
(…) A sua estadia em Viana deve ter sido muito curta e nada significativa. Não passou de um simples mercador de panos, originário de Castela, como Veremos.
(…) Diogo Álvares aparece a residir no começo de quinhentos, juntamente com seu irmão João, no Cabo da rua de Santa Catarina, isto é, na zona mais ocidental de Viana, perto da capela daquela invocação sobre o Penedo da Foz. (…)”.
(...) Na mesma linha deve pôr-se de parte, no nome de Diogo Álvares, o apelido Correia. Trata-se de um acréscimo do séc. XVIII, tão rico em fantasias e burlas culturais. Com a descoberta e exploração das minas de ouro em Belo Horizonte , as famílias enriquecidas , a todo o custo tendiam para a nobilitação ou ligação sanguínea aos fundadores da pátria. Acontecia que, quando de verdade não era possível obter, inventavam-se, recorrendo à mentira, à falsificação, ao devaneio. Alguém me sugeriu que Correia poderá tratar-se de corruptela tardia e pouco fiel de "Cabo". Não acredito."
E mais não transcrevo.

Meu Avô paterno Augusto Gonçalves Vianna nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Praia de São Salvador da Bahia aos 21 de Outubro de 1865. Nunca fui ao Brasil. Não conheço os seus cheiros. Será que o Cheiro à Maresia da Nova Morada de Paraguassu lhe vai espevitar a Saudade do Recôncavo Baiano?"


Aqui em cima está o testemunho fotográfico do passeio do CARAMURU

Posteriormente António Viana comentou que alguém, nesse passeio,  se tinha encarregado de mostrar os novos domínios ao nosso CARAMURU agora ali para os lados da Praia das Barreiras agora crismada Praia Norte!

Em reacção a este texto de António Viana vejamos o que Ivone Jácome comentou!

“Ivone Jácome
 “Relativamente ao passeio habitual das estátuas pela cidade, o que me diz ao Frei Bartolomeu dos Martírios ir também dar um passeio?
Tenho a sensação que as dimensões da dita cuja estão desproporcionais à área
 envolvente.”


( Gostei muito dessa dos Martírios)

A minha pessoa, quiçá desprezável, ou mesmo desprezível, comentou:

Antonio Alves Barros Lopes  Caro António Viana! 

Caro lhe fico eu, pelos vistos, depois do MARQUÊS!


- Viana não presta                                                                                         

 - Quem não presta é Viana!

- Não é "O Viana"!

- Vou lembrar apenas Severino Costa no COMÉRCIO DO PORTO em 16 de Novembro de 1965.


" Centro irradiante de cultura, afinal poderia sê-lo se nos longos meses em que costumamos hibernar acendessem uma lâmpada e acordassem a gente que nasceu e quer viver nas sombras desse burgo a que José Caldas chamou de «fogo morto» como que - feito velho do Restelo - tivesse deixado com essa fatídica legenda uma maldição sobre a terra onde nasceu" 

Quanto ao acontecimento, feliz fotógrafo que tal imagem captou!                      - Caramuru andante!

- Que me deu uma ideia, qual ovo de Colombo, que proponho à nevoeirenta elite cultural de Viana dita do Castelo (dos Castelos digo eu!)
- Quando projectarem estátuas, façam o que os da Sansonite fizeram ás malas!
- Ponham-lhes rodas!!!!

Facilitariam trasladações futuras! E falo em trasladações pois de mortos estou falando. O da Forca que os mata e o do Bartolomeu que o martirizaram, mais uma vez, ali para o lado de S. Domingos! - 

Assinado ( mas ainda não assassinado) Tone do Moleiro Novo!
(Isto em 8 de Julho de 2018)

No dia seguinte António Viana lá continuou na sua gesta memorial deixando à posteridade testemunho dos seus, também, passeios:


"2018.07.09 - O Que Vejo na Nossa Terra - AMADEU COSTA - Do Convívio no Café Américo saíamos, meio da rua fora (o trânsito automóvel permitia), ele muito perguntando e meu Pai (o Professor Mário Viana) respondendo. Eram ambos bons Calígrafos. Chegados à Casa do Redondo, despedidas: nós seguíamos para Areosa; ele retrocedia e ia para sua Casa na rua de Altamira. Fotografei o seu busto no largo de Altamira, agora o Seu Largo, após ter assistido às Encantadoras Marchas da Escola Maestro José Pedro."




Ora meu Caro António Viana. Fotografou o Amadeu Costa no seu Largo o Largo de Altamira. E ainda bem! Daqui a uns dias terá a oportunidade de publicar mais um seus daqueles “ANTES E DEPOIS”

Repare o que eu descobri na AURORA de 21 de Março de 2019, que decerto não lhe terá passado despercebido!

Bem! A coisa não é assim tão inédita. Basta ver as deambulações do FAGUNDES e de todas as outras monumentalidades desde Viana até ao Mercúrio! E preparemo-nos então para as do São Bartolomeu dos Martírios cujo alvitre da Ivone já vi secundado por mais alguém na AURORA.

Quanto a mim não me matem por dizer que Viana não presta!

Pelo menos ainda não aprendeu que deve colocar rodas em todos os monumentos que faça ou venha a fazer.

Há uma excepção – o do Carreteiro da Abelheira na rotunda do mesmo nome. Mas coisa curiosa! Todo ele movimento, tendo rodas à nascença, não o conseguiram (ainda) mudar de local. Mas como Viana tinha que mudar qualquer coisa, mudou o nome ao local!

Valha-nos aqui a evocação correcta duma tradição cuja a realidade consiste apenas na sua memória!

E já agora, que estou em tempos de correcções, vou acrescentar mais um palpite: 

- Já que mudaram o nome de Cândido dos Reis para o Passeio das Mordomas da Romaria, arranjem uma outra artéria para PASSEIO DOS OBELISCOS DAS PARRANDAS!

tone do moleiro novo

Sem comentários:

Enviar um comentário