quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Viana sem castelo e Viana com castelo

A Viana a que me refiro é Viana do Castelo!

É o nome oficial e oficioso.

No entanto Viana nem necessita do castelo para se identificar. Inúmeras publicações o demonstram! Como esta!










E consta até que o meu conterrâneo Carlos Branco Morais teria perdido certas eleições por querer tirar o castelo a Viana. Nem podia pois Viana não tem castelo como muito bem disse Hermano Saraiva em dois programas na TV. Um sobre Viana da Foz do Lima e outro sobre Viana-a-par-de-Alvito!

Já Pedro Homem de Mello utilizou essa singela simplesmente VIANA para para imortalizar um seu texto que os indígenas e os que nos visitam cantam sempre e principalmente por alturas d'Ágonia! 


Se o meu sangue não me engana                              como engana a fantasia                                              havemos de ir a Viana                                                óh meu amor de algum dia


Ou seja, dispensou o castelo!
E vejamos como ficaria com castelo

Se o meu sangue não me engana                                                        como engana a fantasia                                                                        havemos de ir a Viana do Castelo                                                      óh meu amor de algum dia

Não dava! Lá se ia a métrica, a rima e a musicalidade. Quanto a esta nem o Alan daria a volta!

Mas o Meu amigo Vicente ( o tal que dançava a Góta mas agora num dança) deu mesmo a volta ao texto em que além de encontrar rima para o tal "castelo" conseguiu rimar sem alterar a métrica!                   E ao mesmo tempo ter tudo a ver!



O sangue não nos engana
quem engana é o Marcelo
havemos de ir a Viana
A Viana do Castelo

Outra do Vicente com tudo a ver com as circunstâncias

óh! Viana dos olhares
Viana dos corações
mordomos já são milhares
já espreitas são milhões.



Comentário fóra do penico!

( por todos os Poetas de Carreço
mortos no mar
ai tantos mais assim
rezemos a oração que eu não mereço
- Hoje por por eles...amanhã por mim

PHM citado de cabeça!)

lopesdareosa



Sem comentários:

Enviar um comentário