terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Origem das Espécies ou quem chegou primeiro. - A fala ou a escrita?

ESPETADORES

Li na última VISÃO, pg. 99.

''A espécie das origens

Estimados senhoras e senhores, espetadores, companheiros, camaradas, cidadãos, massas. multidões e sociedade civil: eis-nos em sessões contínuas.  A Cinemateca dedica um ciclo ao tema Povo.''

Ora espetadores, dada a pouca frequência do emprego desta palavra, leva-me aos picadores dos touros nas corridas espanholas. Assim como picador é aquele ou aquilo que pica, espetador será aquilo ou aquele que espeta.

Há uma outra palavra que soletro:  es-pé-que-ta-dor, que quer dizer outra coisa e que no tempo do Mário Viana, professor que me ensinou a ler, escrever e contar e no tempo do Quintas Ramos, o esganarelo, que me abriu os olhos para as literaturas, se escrevia espectador.

E como estamos num país livre ( com liberdade a mais, como dizia a minha avó Rosa, que morreu em 1982!) continuarei a soletrar e a escrever, conforme aprendi, sempre que me queira referir aos espectadores.  Isto até pelo respeito que os mesmos me devem merecer  (espreitas excluídos). 
A não ser que, enquanto tal, estejam a espetar ao mesmo tempo.
O que até é possível!


Sem comentários:

Enviar um comentário