terça-feira, 24 de outubro de 2017

Pedrada na mulher adúltera

Vi e ouvi o baile que D. Januário Torgal deu no Canal 1 antes do meio dia. 24 de Outubro de 2017.

Tudo por causa do tal acórdão do Tribunal da Relação do Porto que invocava a Lei de Moisés para desculpar aquele ou aqueles que zumparam numa desgraçada que teve o azar de, na vida, ter sido amante ( que ama ou amou) dos dois energúmenos que a espancaram. 

O tal acórdão, pelos vistos, sustenta que uma mulher adúltera atenta por isso contra a dignidade do homem e que já nos tempos bíblicos era delapidada até à morte. Logo os coitados (é assim que se chamam aos cabrões cá na minha terra) teriam todo o direito de se vingarem da e na mulher!

D. Torgal lamentou que ao citar a bíblia o tal acórdão tivesse passado ao lado do Novo Testamento naquela parte em que Cristo, presenciando uma cena das tais em que uma adúltera estava na iminência de ser apedrejada, interveio:

- Aquele que nunca errou que atire a primeira pedra. 

Todos se encolheram e Cristo perdoou à mulher.

Esta passagem abriu-me a memória de um outro facto histórico que demonstra quanto os portugueses se espalharam por este mundo e desde tempos imemoriais. 

A Novo Testamento não relata o acontecimento tal qual como o realmente sucedido nessa altura. Escavações e estudos arqueológicos recentes permitiram fazer a reconstituição do que, na verdade,  aconteceu. Da mesma forma que ajudou a demonstrar que, há dois mil anos, os portugueses, já tinham chegado à Palestina.

Assim tudo se tinha passado conforme os livros sagrados até à altura da iminência do apedrejamento.

Cristo que andava por perto apercebeu-se da situação e interveio.

- Párem lá com isso!

- Aquele que nunca errou que atire a primeira pedra! Disse.

Então, do meio da multidão, destacou-se um tal português que por ali andava, de seu nome Silva, que amarrou num calhau e o arremessou em direcção à mulher acertando-lhe em cheio na cabeça!

Surpreendido Cristo exclamou!

- Então tu nunca erraste, irmão???

- Mestre! A esta distância, nunca! Respondeu o Silva



tone do moleiro novo I - autoproclamado O Chato

Sem comentários:

Enviar um comentário