domingo, 15 de outubro de 2017

Ferreira Fernandes

De Ferreira Fernandes (FF) encontrei

Carimbo: o outro 

no Notícias Magazine. Ultima Página.15 de Outubro de 2017

Segundo FF alguém terá carimbado Vargas LLosa, Peruano, de fascista, por ter marchado e discursado em Barcelona a favor da unidade da Espanha. E quem o carimbou terá argumentado desta forma - Então o peruano diria o mesmo há dois séculos aquando da independência do Peru?

Mas o ponto é: (contrapõe agora FF)

- O Perú era então uma colónia e a Catalunha não é uma colónia! Catalunha agora vive em democracia há 40 anos, como o resto da Espanha. e há séculos é parte de um país (Espanha)

Vejamos! Digo eu, lopesdareosa, agora

1 - Catalunha não é uma Colónia! Afirma FF

E se os próprios Catalães considerarem maioritáriamente, hoje, que estão a ser uma colónia de Madrid sobe vários pontos de vista político, cultural, económico...

- Vai a opinião do Sr. FF sobrepor-se aos sentimentos dos Catalães???

A repressão que sobre os catalães se abateu quando apenas queriam votar não será ainda e já indicio de um colonialismo de restivo.

aH1 Era um acto ilegal e contra a Constituição! - Lá iremos a esta nuance!

( A tal constituição não reconhecendo aos povos o direito á autodeterminação não será isso manifestação de um certo colonialismo?)

Então se os Catalães, por causa da constituição, não se podem expressar através do voto vão fazer o quê?
- Pegar em armas como fizeram os Peruanos?
- Não que isso já não se usa!

Estamos em tempos mais civilizados em que essas questões se resolvem livremente votando.

- Mas como se isso vai contra a constituição?


2 - Catalunha não é uma Colónia! Afirma FF

Pois é mas o direito ´dos povos à auto determinação é um principio abstracto e universal conforme a Carta das Nações Unidas, ( Artigo 1) que a Espanha deve ter ratificado.

E esse princípio não está restringido em relação a Regimes coloniais ou repressivos e anti democráticos.

Esse principio está  plasmado na constituição portuguesa (Artigo 7). Mas que, curiosamente, não consta na Constituição Espanhola.

3 - Catalunha não é uma Colónia! Afirma FF

Não será???

Quem não é de certeza uma colónia é a Escócia. Mas não foi por isso que deixou de se fazer um referendo na Escócia no sentido da sua auto determinação!

Como Explica isso Sr. FF???

- Eu sei eu sei a legislação do Reino Unido permite! A constituição espanhola não!

Mas isso que dizer apenas que a legislação do Reino Unido é mais democrática que a Constituição Espanhola!

Não justifica que não sendo Catalunha uma colónia não pode realizar-se um referendo como na Escócia que também não o é!

Dito por outras palavras ser ou não ser uma colónia não é razão para que se realize ou não realize um referendo nesse tal sentido! - A justificação é de outra ordem. Apenas e só porque a legislação do Reino Unido é mais democrática que a Constituição Espanhola. Como já foi dito!

E exactamente no mesmo sentido que FF se referiu á Catalunha, a Escócia vive em democracia há mais de cem anos com o resto do Reino Unido e há séculos é parte desse mesmo Reino Unido! E não foi por isso que o referendo na Escócia deixou de ser realizado!

Mais à frente FF refere-se a Inês Arrimadas, deputada Catalã. E  é comovedor o estado de alma de Inês Arrimadas que depois da declaração de independência de Carlos Puigdemont mostrou um coração com bandeiras da União Europeia de Espanha e da Catalunha. E Ela disse: Não sei como tem o seu coração mas no meu cabem estas entidades, catalá espanhola e europeia, não vou permitir qque o senhor Puigdemont me rompa o coração em pedaços!

Que tragédia mãe do céu. Ecos de sangue latino decerto!

Vejam lá se os Escoceses se preocuparam muito com corações partidos ao organizarem a realização de um referendo para se decidirem sobre a sua autodeterminação!

Mas eu, sr FF, encontrei perto das Ramblas uma desgraçada! Uma Metrixel anónima. Chorava como uma Madalena. Que depois do Rajoy ter ameaçado o Puigdemon com as penas do purgatório, mostrava um coração com as bandeiras  da Catalunha e outra da União Europeia.
Berrava como uma desalmada

- Não sei como tem o seu coração Sr. Rajoy, mas no meu, tão pequenino que ele é, só cabe a Catalunha e a Europa! Não admito que o Senhor Rajoy me rompa o coração em pedaços!

Meu senhor! - Dizia a desgraçada para mim - Não sou monárquica! Eu só queria ser uma cidadã Catalã numa Catalunha republicana e livre! Mas veja, a CEE não me quer independente. O Rajoy não me deixa votar - diz que a constituição não permite - obriga-me a ser monárquica e súbdita do Filipe. Tenho o meu coração, que é pequenino como lhe disse, despedaçado! Meu senhor que há-de ser de mim!

- Não sei o que lhe faça minha Senhora. Disse eu!

- Olhe, há um senhor em Portugal que sabe umas coisas! Chama-se Ferreira Fernandes e escreve no DN e o Notícias Magazine....  ( tentei ajudar)

não consegui dizer mais nada, pois a cabrona da independentista já tinha sido engolida  pela manifestação dos apoiantes de Rey Filipe de 8 de Outubro.

tone do moleiro novo I - O Chato   ( Texto em construção. Ainda há mais)

Sem comentários:

Enviar um comentário