sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Os Carabineiros

Cresci nos relatos que meu avô Gerónimo fazia dos tempos em que trabalhara em Lugo como estucador!

Como era republicano tinha nas suas amizades galegas, republicanos como  maioria!

Já em plena guerra civil e por causa dessas amizades, se viu na necessidade de regressar a Portugal.

Não sem antes ter testemunhado o fuzilamento de alguns desses seus amigos!

Galiza era franquista ( ainda hoje o é!) e a Espanha na sua grandeza real parece que também não o deixou de o ser!

Com uma diferença. Hoje, que eu saiba e vou lá muitas vezes, Galiza não fuzila ninguém!

Mas Castela para além de arrear bordoada nos Catalães, não fuzilando (até ver) -  Ameaça!!!

- Que aconteceria agora a Puigdemont o mesmo que tinha acontecido a Companys aquando da declaração de independência à 83 anos!


Ora o que aconteceu à 83 anos foi que esse tal Companys  declarou a independência. Foi apanhado pelos nazis entregue a Franco e fuzilado pelos Franquistas  em 1940.

Este senhor Pablo Casado (do PP, claro!) referia-se a Lluís Companys, líder da Esquerda Republicana Catalã que, em plena II República,  a 6 de outubro de 1934 fez a proclamação da independência da  Catalunha. 
Foi logo neutralizado e preso pelos próprios republicanos! Foi libertado em 1936. Nesse mesmo ano rebenta a insurreição liderada por Franco. Em 39, com a vitória de Franco na Guerra Civil que se seguiu, Lluís Companys foi para o exílio e acabou capturado pelas tropas nazis, que o entregaram aos aliados da ditadura franquista. Após cinco semanas de cárcere em Madrid, onde foi torturado, foi fuzilado em Barcelona a 15 de outubro de 1940. Conta a história que Lluís Companys, no fuzilamento, se recusou a colocar a venda e gritou “Pela Catalunha!” quando os carabineiros dispararam as armas.

Fuzilamento de LLuiz Companys








Esse tal Lluis é o de lenço ao peito, da grade do centro à nossa esquerda,



Este senhor disse textualmente que poderia acontecer o mesmo a Puigdement ( o hijo de puta de independentista que ahora tuvo el coraje de declarar la independência) sem reticências! 

 Posteriormente veio esclarecer como bom político que é, que não tinha dito o que disse e que não era aquilo que queria dizer. No caso de Puigdemon ficaria apenas pela prisão. Não fuzilaria o desgraçado!

 - Ou seja nós ouvintes é que temos a obrigação, não de ouvir o que o senhor disse, mas deduzir do que disse aquilo que queria dizer mas não disse! 

- Magnífico! Até parece um político Português!

Ou seja - Carabineiros em versão soft!

tone do moleiro novo I - O chato

1 comentário:

  1. Nada que o sr Companys não tivesse feito aos seus correlegionários catalanista, fuzilou ou mandou fuzilar com o seu assentimento centenas de presos em navios no porto de Barcelona. Pelo que amor com amor se paga e nada se perdeu. Hoje está na moda catalanista branquear criminosos de guerra da estirpe deste.

    ResponderEliminar