Fonte do texto:http://aeiou.expresso.pt/
"O conjunto de estátuas romanas de Marte e Vénus, expostas no gabinete do líder italiano Silvio Berlusconi, recebeu um novo pénis e duas novas mãos. O arranjo foi levado a cabo sob "ordens expressas do primeiro-ministro" e custou cerca de 70,000 euros, afirmou o diário La Repubblica.
O diário acrescenta que não foram respeitadas as técnicas tradicionais de restauração, e que a despesa é chocante tendo em conta os cortes nas verbas para o património artístico. "Isto é uma cirurgia estética autêntica, levada a cabo pelo capricho pessoal do primeiro-ministro", afirmou Manuela Ghizzoni, deputada encarregue da cultura do Partido Democrático, o partido da oposição.
"Por que é que na China as esculturas parecem novas enquanto às nossas faltam braços e cabeças?", terá dito Berlusconi a Mario Catalano, o seu arquitecto pessoal, quando lhe entregaram as estátuas, emprestadas do museu Terme di Diocleziano. As estátuas de mármore do deus romano da guerra e da deusa do amor e da beleza datam do século II e estão expostas na entrada oficial do Palazzo Chigi, o gabinete oficial do primeiro-ministro italiano.
Os pénis eram arrancados frequentemente das estátuas romanas antigas devido ao puritanismo defendido na era Cristã, ou para serem levados como recordação. Mario Catalano afirmou que a restauração foi autorizada e que as partes do corpo adicionadas eram "removíveis".
Berlusconi está actualmente envolvido em dois escândalos sexuais, num deles uma mulher afirma que dormiu com o líder italiano duas vezes por 10,000 euros e que lhe foram oferecidas drogas na villa do líder." Texto integral em http://aeiou.expresso.pt/ de 19/11/2010
COMENTÁRIO
Não sei se a atitude foi o resultado de alguma fixação lá do Berlusconi, aliás o próprio nome de Berlusconi já dá para desconfiar.
Ao que consta as estátuas representam Marte o Deus da Guerra, personalizado no imperador Marcos Aurélio e Vénus a Deusa do Amor, aqui a Faustina mulher desse tal Aurélio, datarão do segundo século depois de Cristo e terão sido encontradas em 1918 em Ostia, perto de Roma.
Ora o que os arquivos não dizem é desde quando Vénus ficou sem mão (logo a direita) e Marte sem mãos (logo as duas) e sem o pénis ( único aliás).
Mas neste caso é tudo de louvar na decisão de Berlusconi!
Imaginem, durante sabe-se lá quanto tempo, o sofrimento das estátuas, ela, a Deusa do Amor, sem mão, ele, o Deus da Guerra, sem mãos e sem pénis!
Desgraça maior só a de Tântalo!
Tone do Moleiro novo
Sem comentários:
Enviar um comentário