segunda-feira, 4 de abril de 2011

O CONJUNTO ALEGRIA EM ARSÈGUEL NA CATALUNHA

Já aqui me referi á minha chegada a ARSÈGUEL em 1994 ver em:
http://lopesdareosa.blogspot.com/2011/01/arseguel.html

Venho de novo ao tema para que fique registado o meu espanto, então, ao chegar a tal sítio.
Nestas fotografias, à nossa esquerda sentado à porta do Ayuntamento. Foi aí que me encontrei com o Alcalde, José Porta. À nossa direita, em frente da porta da Igreja de Arsèguel.

No entanto a minha surpresa maior foi visitar o museu dos acordeões.
Da tradição dos tocadores rurais do Alto de Urgel foram recolhidos exemplares preciosíssimos de caixotes diatónicos exatamente iguais, mesmas marcas e tudo, daqueles que cheguei a ver no Gouveia de Santo Tirso, na casa do Ferreirinha nos Arcos ou na casa do Tio Chico da Retorta em Monção.
Por cá esse espólio deu numas boas fogueiras!
Algumas ainda as guardou o DELFIM dos Arcos.

Mas o mais mirabolante foi ter encontrado uma bateria de um tal CONJUNT ALEGRIA DE SEO D'URGEL, com um antigo acordeão piano ao lado.































Na imagem de cima em frente ao único Chalet edificado fora do perímetro da povoação primitiva
Em baixo ao lado da tal bateria e com os caixotes antigos nas vitrinas. Por cima estão diversas fotografias de tocadores tradicionais.

Ora acontece que essa bateria era igual a uma outra (ou a mesma) que tinha pertencido a um tocador de Seo d'Urgel chamado Esteve Ubache, por alcunha  L "ESTEVET"






























Este tocador tinha  a especialidade de tocar acordeão e ao mesmo tempo tocava bateria com os pés. Não cheguei a conhecê-lo. No entanto vi nesse festival outros tocadores fazerem exatamente a mesma coisa:

Mas o curioso é eu ter conhecido um outro CONJUNTO ALEGRIA.
Evidentemente o do Joaquinzinnho de Âncora ao qual já me referí em
http://lopesdareosa.blogspot.com/2011/03/carnaval.html
E agora vejam as semelhanças do catalão com o Joaquinzinho o seu acordeão e sua bateria que na altura desta fotografia referida a uma das primeiras formações do seu conjunto, ostentava não CONJUNTO ALEGRIA mas JAZZ ALEGRIA.

Desta formação apenas reconheço o Senhor Joaquim e o Minota no saxofone, a Manela, filha do Senhor Joaquinzinho, irmã do Quim Barreiros portanto. Na bateria o Ezequiel que era engraxador e tinha uma perna de pau e no trompete o Parreira de Moledo, segundo me disseram pois não cheguei a conhecê-los.

Enfim o mundo não é uma coisa estranha. Nós é que se não sairmos da nossa terrinha morremos ignorantes.

Lopesdareosa 

2 comentários:

  1. Caro senhor Lopes,
    Não tenho o prazer de o conhecer, mas acedi a esta página ao pesquisar "Jazz Alegria".
    Uma correção: o senhor da trompete é Joaquim Costa, o "Pires", de Vila de Punhe, que começou a tocar na Banda do Orfanato. Creio ter feito parte da formação inicial, juntamente com o senhor Joaquim Barreiros (este poderá confirmá-lo).
    Um abraço e parabéns pelo seu blogue.
    Rui Costa (filho do "Pires").

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilha!
      Não tive o cuidado de confirmar a informação junto do Sr. Joaquim.
      No entanto é para se saber destas coisas que a NET dá uma ajuda!

      Com os meus agradecimantos

      António Alves Barros Lopes

      Eliminar