sábado, 9 de abril de 2011

9 de ABRIL DE 1918

Data da batalha de La lys.
Está descrita na Odisseia, na Eneida, na Ilíada, nos Luziadas, no Paraiso Perdido do soldado Francisco Freire que em Areosa ficou conhecido pelo respectivo número "O Vinte e Cinco". Consta de um livro com cerca de 180 páginas onde descreve toda a sua vida desde 1890 até ao fim da Segunda Guerra Mundial. Tudo ou quase tudo escrito em quadras. Como cada página tem em média quatro quadras estas serão ao todo 700.

Começa assim

Eu nasci na Correlhã
Perto de Ponte de Lima
Mil oitocentos e noventa
Mês abaixo mês acima

Não vou descrever aqui o relato da batalha em que ele próprio interveio. O livro pertence aos familiares e não tenho o direito de o transcrever. Apenas vou publicar a parte  que o próprio autor informa ter distribuído em panfletos na estação dos comboios em Viana aquando do embarque do contingente em direcção a Lisboa com destino à França. Para tráz ficara a concentração e treino em Tancos onde, na célebre cidade "da Paulona", se juntou ao resto das tropas mobilizadas.

É a despedida, trecho comovente. Visão de uma Viana que, por perda de memória, já não sabe de sí.

.....

Eu também sou dos contados
Com grande satisfação
Pois foi a quinze de Abril (1917)
o embarque na estação

.....

Vou agora descrever
o que foi a despedida
do soldado 25
da sua pátria querida

.....

Eu vou deixar um relato
escrito por minha mão
para que fiqueis sabendo
por vós a minha afeição

Despedida de Portugal, pelo mesmo autor com panfletos distribuidos na estação á hora do embarque

Adeus Quartel de Viana
Por quem eu dou minha vida
Adeus ó Pátria querida
Pátria que eu tanto amo
Com o coração magoado
dou a minha despedida

Digo adeus aos meus amigos
com olhos a marejar
só por me vir a lembrar
Que não vos tornarei a ver
Se eu na França morrer
morro por vós a pençar

A todos digo adeus
De todos levo lembrança
O que me conçola é a esperança
de abraçar amigos meus
Vou correr aos Pirineus
onde se agoura o mal
Adeus ó terra Natal
Adeus familias queridas
Adeus Pátria querida
Adeus lindo Portugal

Se um dia aqui voltar
E por vós for cunhecido
Adeus amigos queridos
Que não vos tornarei a ver
Se eu na França morrer
vou vos dar a despedida

Adeus raparigas do Minho
como vós não há iguais
Vou dar os tristes ais
Não sei vos tornarei a ver
Vou p'rá França combater
Contra os crueis alemães

Se um dia aqui voltar
vos contarei minha vida
É triste a despedida
p'ra quem fica e p'ra quem vai
mais tristes serão aqueles
que não voltarão mais

É triste o quadro que vejo
Até corta o coração
Tanta mãe tanto irmão
Choram seus entes queridos
de os ver partir p'ra a guerra
julga-los sempre perdidos

E com isto adeus quem fica
dizei adeus a quem vai
não sei se voltarei mais
se voltar vos contarei
o que na França passei
adeus amigos liais

Adeus Viana do Castelo
Areosa, Afife e Carrêço
e tudo quanto eu conheço
rapazes e raparigas
adeus lindas avenidas
onde eu passava o meu tempo
Adeus Praça de S. Bento
Adeus lindas raparigas

Á hora em que descrevo
esta minha narrativa
está o comboio na estação
próximo a dar a partida

Choram as mães pelos filhos
raparigas por namoros
choram as mulheres casadas
com gritos em altos côros

Já vinha em cima da ponte
o comboio a apitar
ainda se ouviam os gritos
o adeus ao militar

para espalhar as paixões
todo o soldado cantava
via-se no seu olhar
as lágrimas que o banhava

nas estações que passavam
muitas pessoas se via
Deus vos leve Deus vos traga
toda a gente assim dizia

Enfim! Restos de uma memória que por não ser lembrada será esquecida.
Em La Palisse (mesmo sem nada ter a ver com isso) não cairia melhor.


ESPANTOSA FOTOGRAFIA (de  Joshua Benoliel.) ver em
http://passadofuturivel.blogspot.com/2009/03/os-inuteis.html

DE FACTO!

Esta fotografia foi captada  em Lisboa. Poderia ser uma imagem de qualquer outra despedida por esse Portugal. E aquele beijo, que não o é ou já o foi, deixa a léguas aquele outro da avenida em New York.
Ou aquele do Hotel da Vila em Paris!

À Brigada do Minho voltarei

Curiosidade: Este Senhor Freire "O Vinte e cinco" de Areosa, é o visavô de Angelo Freire, o Guitarrista da Mariza!


Lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário