quarta-feira, 30 de março de 2011

FOLCLORE - COMO ELAS CANTAM E DANÇAM EM PAÇOS DE BRANDÃO

Duas coisas; estou numa de youtube onde se descobrem certas preciosidades e quanto ao FOLCLORE estou como o Dr. Pedro - Quero lá saber do folclore ou dos folcloristas.

Principalmente daqueles que zurzem nos Ranchos que não coiso nem edecetra nem tal! Falam dos cordofones que eram e dos acordeões que não deveriam ser e disparates mais. Bem não vou cair no teorizar. Fica para os intelectuais. E quando os intelectuais se metem na tradição isso quer dizer que a tradição acabou. Disse isso ao Benjamim Enes Pereira que  partiu o côco a rir. Tinha-o eu escrito acerca das concertinas por me meter nojo tanta erudição acerca de um instrumento que não o é, como se a entrada para o tal, nos dicionários, não fosse acordeão diatónico.
Isso é outra história que um dia contarei. 

A descoberta no Youtube é do agrupamento (não lhe vou chamar Rancho estejam descansados) COMO ELAS  CANTAM E DANÇAM EM PAÇOS DE BRANDÃO.

Reparem na tocata, no "tempo", nas rabecas, nas violas de arame, nos cavaquinhos, no bombo, em quem dança, naquela Polka Pastorinha, no traje e, principalmente, na precisão da voz de Maria Joana de Moura Ferreira-Alves (a Joaninha) para mim ( e não me vou matar por causa dos outros, não esperem) a mais límpida voz de todas as cantadeiras que até hoje ouvi.
Outro detalhe, vi-os tal e qual nos Festivais de Santa Marta de Portuzelo nos anos sessenta
Mera curiosidade. Pedro Homem de Mello apresentou-os diversas vezes no seu programa na RTP.

Esta actuação é de 1984

2 comentários:

  1. Sr Antonio.
    Perfeito no que escreveu,adoro esse grupo.Sou do Brasil e faço parte de um grupo folclorico,o Almeida Garrett da casa da Vila da Feira,dançamos dois repertorios,musicas do Minho e o outro de Paços de Brandão,que atravéz desses videos n´so aprendemos suas danças e músicas,e tambem quando Elas cantam e dançam Paços de Brandão vieram a nossa casa no Rio de Janeiro para se apresentar.Desde então aprecio muito e respeito esse grupo lindo que é.Gostaria tbm de ter algum contato com esse grupo,pois o nosso grupo estará em Portugal para várias apresentações em Julho de 2012,e gostaria muito de encontrálos novamente,se o senhor tiver algum contato deles,ficaria muito grato.Prabens pela materia escrita.
    Americo Pedra da Cunha.
    e-mail=americo.pedra@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Saudações de Portugal!
    Viva o Folclore e toda a tradição de Santa Maria da Feira quer em Portugal quer além fronteiras!
    Bem Hajam!!!

    ResponderEliminar