sábado, 20 de janeiro de 2024

Fortunas herdadas

 Já ouvi a mesma opinião e de Cavaco Silva 

  - Vejam lá!!!

E já comentei em...

https://porquenaovotoemcavaco.blogspot.com/2011/09/ricos-herancas-e-doacoes.html

É que encontrei isto no PÚBLICO de 19 de Janeiro de 2024.












Com um relato de uma sortuda americana com problemas de consciência por ter herdado uma fortuna sem ter feito nada para o merecer, indignada (?) por o Estado nem sequer querer que pague imposto sucessório!!!

E a pergunta que eu coloquei de imediato foi a que ainda se conserva na folha do meu recorte.

- E o Estado fez???

Fico phodido com as generalizações e com os generalismos. 

Generalíssimo só conheci o Franco. 

O de Ferrol, não o de Montedor.

- Então eu, putativo herdeiro de um património, casa veiga e monte,  que poderá (hipoteticamente) ser avaliado em quinhentos mil euros deverei pagar imposto sucessório???

-Por alma de quem???

-Dos meus avós??

-Dos meus pais???

Para ser herdeiro, basta ser herdeiro, não é necessário demonstrar merecimento.

- Então o Estado será também herdeiro???

- Com que merecimento??

- Mesmo assim, eu que nunca abandonei esse património... num fez nada para o merecer???

Nos meus 75 anos de vida nunca vi o Estado a trabalhar na Casa do Moleiro Novo!

Soube e ví, isso sim, do Real de Água e a obrigação do pagamento da Décima, do manifesto do vinho e do trigo (e Etc...)

Já agora uma última questão!

- Quando e se herdar...de onde virá o dinheiro para que eu possa pagar ao Estado o tal imposto sucessório?

É que nem na Lobagada, nem no Covelo, nem no Calvo, nem na Porqueira, nem na Cova da Margarida, nem no Calvário em São Mamede, foi descoberto petróleo...

NEM  LÍTIO!!!

lopesdareosa






Sem comentários:

Enviar um comentário