quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Agricultura ambicosa.

Titulo (quase) copiado de MAIS AMBIÇÃO PARA A AGRICULTURA. Foi publicado ontem dia 16 de Janeiro de 2024 no JN, pag. 23.

Da autoria de António Fontainhas Fernandes - Docente Universitário.

Ambiciosa e trabalhosa. 

E vou elencar o que há que fazer:

- Transitar para um modelo mais sustentável na transformação estrutural e na mudança do perfil de especialização de economia, pautado por ume maior intensidade tecnológica e por métodos de gestão inovadores.

- Uma nova organização desta área no governo, articulando Agricultura, florestas e desenvolvimento rural com desenvolvimento regional, com uma prespectiva territorial e integrada.

- Melhorar a eficiência de funcionamento no acesso aos serviços e desmaterialização de procedimentos, trduzida na criação de um balcão verde associado a um Simplex para os agentes do sector.

- Aumentar a ambição no apoio à transição para um modelo mais sustentável, assente na descarbonização e no sequestro de carbono, na eficiência energética, no melhor uso da água, e na melhor gestão e conservação do solo.

- Reforçar a ligação do sector aos objectivos do desenvolvimento sustentável e da transição digital e climática, pugnando por uma agricultura verde, inovadora e de elevado valor acrescentado.

- Investir num sistema de conhecimento e de inovação funcional, propicia ao desenvolvimento e adopção de tecnologias (digitais e outras) nos processos produtivos e de novos modelos organizacionais e em mais internacionalização.

- Promover um ecossistema agroalimentar coeso e socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável, socialmente equilibrado, economicamente competitivo e inovador, com uma governação próxima dos utilizadores.

Enfim. - Uma trabalheira!

Tão grande que num sei se há gente suficiente para a levar a cabo.

A mobilização vai ser grande, mas estou preocupado.

- AINDA HAVERÁ GENTE PARA SEMEAR AS BATATAS???


Sem comentários:

Enviar um comentário