domingo, 30 de janeiro de 2011

FERNANDO MELIM


FERNANDO  MELIM

Fernando Melim, nasceu em 21 de Setembro de 1944, na Urgeira, Valença do Minho, combateu na Guerra Colonial.  Para-quedista em Angola (1963/65)

Conheci-o ainda nos fins da década de 50 na Colónia Balnear da PSP no Cabedelo. Depois na Escola Industrial e Comercial nos inicos de 60. Um dos meus ídolos de então. Atleta de eleição, idealista, tinha de encontrar a projecção do seu próprio  narcisismo ( porque não dizê-lo) intelectual que o levava a também procurar constantemente a perfeição física. Foi parar aos páraquedistas, muito naturalmente.

Passei por lá em 69, quatro anos depois do Melim ter passado à disponibilidade e ainda nessa altura os oficiais, Mansilha, Almendra, Bragança Moutinho, Rodrigues, Lousada, se lembravam do Soldado Melim. Tinha envergadura de oficial, diziam. De facto, quem o conhecesse saberia que tinha estofo para comandar um pelotão, uma companhia ou mesmo um batalhão.

Vem isto a propósito de nos tempos que correm aparecerem cada vez mais livros e outras publicações
acerca da Guerra do Ultramar ou Colonial, como queiram. E ainda bem. Isto compensando todo este tempo passado desde o início dessa guerra - já lá vão 50 anos! sem que os portugueses tivessem dado à estampa as suas experiências pelo menos na quantidade que essa história vivida mereceria. Se fosse na América já teriam sido escritos um milhão de livros, realizados milhão e meio de filmes na maior parte dos quais teriam até ganho a própria guerra!
Mas nós somos assim. Palradores de tasca e de café acerca do futebol e da baixa política guardamos e amarfanhamos o que nos vai mais fundo na alma. E a guerra, durante muito tempo, foi coisa para esquecer. Foi para não se falar nisso. No entanto cada vez mais (e ainda bem como já disse) aparecem os testemunhos, os relatos, os livros, os romances, os albuns, as reportagens, os filmes. A net ajudou muito nos tempos mais recentes.
A própria comunicação social vai dando conta desse "fenómeno"
Aqui chegado, chego aonde queria chegar!
Que seja do meu conhecimento o primeiro protagonista dessa guerra que sobre a mesma escreveu foi precisamente o FERNANDO MELIM. E nele a escrita não seria outra coisa de se esperar. Estava-lhe dentro da sua humanidade. E daí essa necessidade quase imediata em cima dos acontecimentos.
Em 1969 editou um livro intitulado ANJOS PARA O INFERNO

Anjos para o Inferno

Logo a seguir REQUIEM PARA OS HERÓIS.
Este baseado nas suas vivências de guerra mas transposto para cenários da segunda guerra mundial.

Para que conste. Com as minhas homenagens ao precursor e ao amigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário