Li hoje no CM.
Ver em
"A aprendizagem da Matemática tem características muito próprias e únicas. Em primeiro lugar, os jovens só contactam com Matemática na Escola."
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Com grande mágoa minha, Paulo Morais num leu o meu...
https://lopesdareosa.blogspot.com/2025/01/a-matematica-jaime-carvalho-da-silva-e.html
Se lesse talvez não mantivesse essa dos jovens só contactarem com Matemática na Escola.
Todos nós assimilamos os conceitos matemáticos mais simples desde que começamos a sentirmos a realidade que nos envolve.
E isso acontece muito antes de aprender a ler escrever e contar, nas Escolas.
É no seio da família que começamos a somar, a subtrair a multiplicar e a dividir.
O que não se entende são as dificuldades posteriores dado esses antecedentes.
O problema está no ensino. E eu, assim como os testemunhos que encontrei, sou um dos exemplos desses.
E de facto a quebra dos elos na cadeia da aprendizagem, a que Paulo Morais se refere, é real e os alunos divorciam-se da matemática sem que haja razões para tal. E é certo que o ensino não tem arranjado forma de mitigar esse problema!
E maior é o espanto quando nos apercebemos que existem Jaimes Carvalhos da Silva e Jorges Buescus e tantos outros mais!
lopesdareosa
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