sábado, 8 de setembro de 2018

São Bartolomeu, São João d'Arga, Peneda, Bonança, Feiras Novas.


Já há um ano me pronunciei sobre o assunto! 

Ver 

http://lopesdareosa.blogspot.com/2017/09/feiras-novas-de-ponte.html

E no título ordenei a sequência pelo calendário normal dessas festas. Para mim as Festas Maiores.

E havia um tempo, um cheiro, uma atmosfera que faziam com que nas últimas se sentisse as colheitas, o vinho novo - mesmo assim feito de véspera - que os Cachadinhas se apressavam a servir. E havia o Cheiro a Cidra, tanto da doce como da já fermentada que umas Senhoras vendiam nos portais de um celeiro que havia por detrás da Havaneza!

E o remate acontecia no TEMPO certo, por alturas do litúrgico de Nossa Senhora das Dores.

Acontece que os de Ponte resolveram atirar a festa de Nossa Senhora das Feiras Novas para cima das da Bonança em Âncora. Em anos extremos para cima das da Peneda como foi o caso de ano passado e como sucedeu este  ano.

Com a situação mais que caricata de, no ano passado, terem resolvido bater não sei que recorde de concertinas precisamente na noite grande da Peneda. De seis para sete de Setembro.

O deles e nosso também Conde de Aurora, deve estar ainda a revolver-se na tumba!

O que mais me dana é que a também Nossa Igreja colabore com os disparates do poder temporal, alterando a sua liturgia apenas porque uns senhores de Lisboa resolvem acabar com os feriados. Coisa que também aconteceu com os de Ponte com o calendário de Nossa Senhora das Dores.

Seguindo Monção que passou o Corpo de Deus de Quinta para Domingo os de Ponte passaram a Vaca das Cordas de Quarta para Sábado.

Neste caso tudo voltou ao normal.

Espero que também aconteça com as Feiras Novas.

Melhor dizendo com as Festas de Nossa Senhora das Feiras Novas.

Isto no dizer do nosso saudoso amigo Virgílio Camelo a quem devo esta saídeira

- Não há festas como as Festas de Nossa Senhora das Feiras Novas - me dizia ele quando nos despedimos, no jardim de D. Fernando pelas oito horas da madrugada de uma de tantas (outras) heróicas noites de Ponte.

tone do moleiro novo


Sem comentários:

Enviar um comentário