terça-feira, 26 de junho de 2012

SÃO JOÃO DE TODOS

SÃO JOÃO COM TODOS

Sou leitor de todos os anos das quadras de S. João no JN.
Fiquei com o recorte das páginas respeitantes de este ano.

E fiquei um tanto ou quanto surpreendido com a atribuição do primeiro lugar a uma quadra que muito embora bem construida assenta numa rima em tantas outras recorrente.

As orvalhadas na rua
S. João sobre a cascata
Lembram rendinhas que a Lua
Urdiu com fios de prata

Sem desprimor para a autoria - uma tal Sílvia, rua, lua, cascata, prata...serenata....

Resta o sumo da urdidura que a lua faz com as orvalhadas, imagem bonita de facto!

No entanto outras haveria no meu gosto

Uma quanto à fina ironia

Não te iludas meu amor
Co'a cascata do vizinho
tem balões e muita cor
Mas não tem nenhum santinho 

Sexto prémio de um(a) tal  LEBA

Outra

No S. João fui teu par
Mas deixa, amor, que te diga
Que vi teus olhos brilhar
Nos balões da minha amiga

Bem, esta, de uma tal Ana Maria, é demais. A coisa passou-se decerto na rua que conduz ao largo do divórcio!

No entanto a minha preferência iria para o resumo de tudo aquilo que o S. João do Porto representa na sua universalidade.
à qual foi atribuído o segundo lugar;

MAGIAR sintetizou desta forma:

Mais que santo da Igreja
É do Porto o S. João
Cá todo o povo festeja
Mouro, judeu ou cristão

Estava eu nesta lucubração quando, no dia seguinte ao S. João, deparo no PÚBLICO com esta imagem ( pag. 30 da edição de 25 de Junho de 2012)

Ora acontece que acrescentar outros credos à quadra não seria compatível com a rima ou com a métria. Mas este o retratado caberá também tanto na quadra como no nosso S. João.

Com os meus cumprimentos ao Juri e aos concorrentes das quadras de S. João.

Lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário