sábado, 23 de junho de 2012

EU A TI TI MARIA TU, TU A MIM TI MANEL VOCÊ!


O respeitinho é (era) muito bonito!

Por isso mesmo, quando o Manel da Horta não tinha horas de casado com a Maria do Grelo, aquele já estava a marcar o seu território e de como deveria ser pela vida fora!

EU A TI, TI MARIA TU,   ...TU A MIM, TI MANEL VOCÊ!

Era! - No tempo em que à mesa da Casa do Moleiro Novo me ensinaram que avós, pais e tia eram tratados por Você!

Tu era para a irmã e para os mais novos.

Isto quando a educação antecedia a aprendizagem com as
catequistas, professores, doutores e outros estupores!

Depois veio a moda dos pais tratarem os meninos por você e estes aqueles por tu. Enfim coisas da burguesia triunfante que nunca me penetraram nenhum dos quatro pontos cardeais do miolo.

E por isso mesmo não entendo a espantação de que o Ronaldo tenha tratado o Presidente Cavaco por você!

- Quereriam que o tratasse por tu???

- Quem garante que na educação de Cristiano, à mesa de uma humilde casa Madeirense, tenha havido além de lições de respeito, aulas de protocolo?

- Na minha não houve e que venha o primeiro a chamar-me malcriado (!) numa qualquer circunstância que não se refira ao facto de não ter sido bemcriado.

- E aquele TÁ?
- Poderoso remate sintético de ESTÁ COMBINADO! de quem aprendeu e se especializou em chutar a bola.

O que poderia levar Ronaldo a tratar o Presidente, não segundo a sua educação primeira, mas com as armas referenciais e reverenciais apendidas no seu mister, ou seja...a pontapé!

- Ás tantas!...

Tone do Moleiro Novo

Sem comentários:

Enviar um comentário