quinta-feira, 28 de junho de 2012

BOVINOS ASSILVESTRADOS

Já tinha ouvido falar em cães assilvestrados que, numa situação caricata, alguém, entendido, entendeu que os pacóvios cá da terra não sabiam distinguir dos lobos. Um dia destes contarei a peripécia!

Também dos gatos mataranhos, nome pelo qual o meu avô identificava os gatos-bravos. Um desses morreu ao beber água envenedada depois de ter comido um naco de carne esmagado em sal. O félis felino em causa era de tal maneira esperto que identificava a carne envenenada e não a comia. Comia isso sim as galinhas lá da capoeira. Mas o meu avô Jerónimo era mais esperto que o gato e o gato morreu!

Mas bovinos assilvestrados é a primeira!
Isto depois de  ter deparado com a notícia do NOTÍCIAS de 20 de Junho de 2012.
Nesta notícia ressaltaram-me várias interrogações.
- Os animais em estado selvagem não seriam de ninguém e que haveria pessoas que subindo a serra se apoderam dos melhores exemplares, dizendo que o gado lhes pertence?

Coisa incompreensivel pois a ninguém lhe passaria pela cabeça ter gado no monte para que o vizinho vá lá escolher as melhores reses!

Depois para ter gado no monte, tanto quanto é do meu conhecimento, é necessário ter a autorização da entidade tutelar dos terrenos que normalmente são as Freguesias representadas pela respectiva Junta ou pelas Comissões de Baldios.

Dessa autorização depende também a atribuição de subsídios por animal e o número de animais depende da área atribuida. Daí resulta que (1) é do interesse do ganadeiro ter todo o gado registado pois só assim terá maior beneficio económico.

Esse registo consiste em ter uma caderneta por cada animal a que corresponde o respectivo brinco assim chamado.

Aliás sem esses documentos não pode haver abate. E se não for para abater não sei que interesse haveria em criar gado dessa forma. (Exclusão evidente ao abate clandestino que julgo não ser o caso).

A outra alternativa é o ganadeiro (por absurdo ou estupidez) não ter o gado legalizado o que não quer dizer que não lhe pertença. Nessa circunstância e também no caso de haver prejuizos para terceiros, qualquer  control passaria por recolher o gado e controlar caso a caso as cabeças de gado nas vertentes do registo e de sanidade. Nos casos em que isso fosse justificado por falta de legalização as reses sadias seguiriam para abate em matadouro certificado e a sua carne distribuida por instituições de caridade. Ou então colocada no mercado e o seu valor pagar os prejuizos causados sempre que o animal não apresentasse o dono!

O gado doente seria objecto do procedimento normal com gado doente!

- Agora abater a tiro reses saudáveis e enterrá-las??? 
- Isso é crime!

Nem na África fazem isso a coisas mais selvagens do que vacas no Alto Minho!
Aos elefantes, rinocereontes e outros bichos é-lhes atirado com tranquilizantes para os dominar!



Ver o lindo serviço em

De onde foram copiadas algumas  imagens:

Nota (1)
Daí resulta que...
Homenagem ao Senhor Fragoso de Carreço, avô do Ernesto Passarinho, cuja erudição o levava a, no fim de qualquer argumentação, rematar com  a citada o que lhe valeu ser conhecido pelo RESULTA!

Lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário