quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Monte Cerrado é em Carreço

 ( Este texto foi publicado na A AURORA DO LIMA em 29 de Fevereiro de 2024)

Monte Cerrado é em Carreço                                                  

Mais precisamente em Paçô.

Isto porque ao ler os CADERNOS VIANENSES, Tomo 57 de 2023,  encontrei uma informação de Maranhão Peixoto acerca da Parochia de Nossa Senhora de Monte Cerrado, a que o vulgo chama Monserrates, segundo documentos existentes no Arquivo Municipal de Viana do Castelo. Paróquia essa cuja criação se justificava já em 1541 “por ter crescido o Povo e não caber na Matriz”. (pags. 372 e 373).

Desde logo terei de me desfazer da ideia  que tinha de que  o culto de Monserrate teria vindo da Catalunha, mais precisamente de Barcelona

Acontece que sei onde fica o Monte Cerado se da tal Senhora se d’umas Alminhas. Sei da Portela do Monte Cerrado na passagem de  Paçô para Gateira onde existe um nicho encimado por uma cruz e com um pequeno altar virado a Sul. Local de culto decerto.


E o certo é que o da Percina me confirmou que no século dezanove por lá passava a Procissão do Cerco e que o penedo era conhecido pelo Penedo da Rasa, que se encontrava numa bouça da Casa do Cigano!

 

 

 

                                     

Há uns tempos passei por lá. Vindo de Afife a Carreço pelo monte. Esse caminho era exactamente aquele que eu, na minha adolescência percorrera, desde Carreço a Afife, chegando assim à conclusão que esse caminho podia ser percorrido nos dois sentidos!!! Neste caminho os de Afife  colocaram uma placa toponímica CAMINHO DOS BURROS.


Como na tal minha adolescência nunca vi lá placa nenhuma, cheguei à conclusão que os de Afife colocaram lá a placa depois de eu lá ter passado!!!

O certo é que, por aquela zona da transição entre Paçô e Gateira, existe um grande penedo onde se encontra o nicho do tal culto . Mas por essa tal altura de que falo, não dei pela existência de qualquer cruz.

Ora acontece que, mais recentemente, ao passar por lá verifiquei que existe agora uma cruz a encimar o cabeço! Cruz essa que me pareceu moderna. Enfim ainda resta qualquer coisa. Mais que não seja o nicho o altar e a quadra da Cruz. Das Alminhas do Cadinho, junto à EN13, é que nem sequer uma réplica existe.

 

Afife, 12 de Fevereiro de 2024

António Alves Barros Lopes







Sem comentários:

Enviar um comentário