sexta-feira, 28 de agosto de 2020

28 de Agosto de 2020

No dia de hoje, 28 de Agosto de 2020.

São João d'Arga.

Cantar do Norte, de Pedro Homem de Mello

Abaixa-te ó Serra d'Arga
Eu quero ver São Lourenço.
Quero ver o meu amor.
quero-lhe acenar c'o lenço

"Meu amor porque te escondes
lá por trás da Serra d'Arga
Porque te foste esconder
lá por trás de São Lourenço
E nem me deixaste um lenço
Por mor de te acenar
meu amor quando em ti penso
não sei o que hei-de pensar
Porque puseste a montanha
entre as nossas duas vidas
as nossas mãos estão quebradas
as nossas vidas...vazias
Abaixa-te ó Serra d'Arga
Minha proa de navio
quero ver o meu amor
amor meu amor vadio...
E se as minhas mãos chegassem
à tua mão desejada
só queria a tua mão
a tua mão e mais nada
Mas hei-de ter tua boca
Quem fez a flor fez a abelha
por onde andarem teus lábios
há-de andar rosa vermelha
Abaixa-te ó Serra d'Arga"

No regresso e já depois de Santa Bárbara, os de Santa Marta cantavam...
Digo adeus à Serra d'Arga
Digo adeus a São Lourenço
não te digo adeus a ti
porque sabes o que eu penso

E os lenços, daqueles que o Poeta queria para acenar, não servem só para dizer adeus.
- Também atam
Não vão meus olhos ás Argas
também não a São Lourenço
E tão pouco aquele lenço
enxugará minhas lágrimas,
lenço que ao peito não tragas.
Invades minhas lembranças
entre os cantares e as danças.
Entre mel e rabanadas.
E as horas foram passadas
em secreta comunhão
que nem sequer São João
sabe que foram sagradas.


O lenço




tone do moleiro novo

4 comentários:

  1. Caro Barros Lopes
    Não sei de que autor, havia aquela na passagem pelo 'penedo do casamento':
    Ó meu Senhor São João
    Casa-me que bem podeis
    Já tenho teias d'aranha
    Naquilo que bem sabeis

    Cumpts. e saúde da boa
    Valdemar Silva

    ResponderEliminar
  2. Senhor Valdemar! Não conheço autor desta quadra. Como muitas outras pertencem a toda a gente!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar