sábado, 18 de maio de 2019

Vanessa Fidalgo

Vanessa Fidalgo é a autora de um livro editado em 2017 cujo frontispício vai aqui.



E na página 103 conta a história da Inês Negra



E logo de início fala num enorme templo granítico e escurecido pelo tempo, silencioso e coberto de musgo, situado "No solitário caminho que vem de Melgaço e leva ao interior da Serra do Soajo"

Já no segundo período esse templo é identificado como sendo o Mosteiro de Fiães "...plantado no meio do verde generoso das terras do Gerês...".

De facto o Mosteiro de Fiães situa-se na Serra da Peneda quando ela já cai para o Rio Minho. E dali existem caminhos até ao Soajo que passam por Lamas de Mouro, pela Gavieira e por Adrão - sempre na Serra da Peneda!

Mas não se encontra esquecido nem isolado de tudo e de todos. Pelo menos daqueles que, nos dias onze de Julho de cada ano, celebram São Bento em animados merendeiros à sombra daquelas carvalheiras ( ou serão castanheiros?). Isto na mesma data em que ainda na Peneda, o São Bento tem outras devoções. O do Cando na Gavieira e o do Ermelo abaixo do Soajo.

Mas também por essa altura se celebra um outro São Bento, esse sim no Gerês, o São Bento da Porta Aberta ali nas Caldas já em Terras de Bouro.

Mas  que eu saiba Mosteiro de Fiães só há um!

E, ou está na Peneda ou no Gerês.

Nos dois sítios ao mesmo tempo é que não acredito!

(Nem mesmo o São Bento de Lérez faria tal milagre)

lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário