quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O SARGACEIRA

O  NELO  SARGACEIRA










O Rei da Cana Verde.

Herdeiro natural da arte do Rio Frio!

Encarnação vinte anos mais nova do Nelson de Covas dos Viras, das Rosinhas e das Gotas, em versão das Canas Verdes, das Chulas e das Serrinhas. Estilo mais moderno da mesma alma cigana.

Estava para a Peneda-Soajo como o Vilarinho para a Serra D'Arga. Mais moderno. Mais cosmopolita.

Vi-o pela primeira vez por volta de 1972/1973 na noite da Peneda. Nunca mais saiu do meu horizonte. Depois muitas vezes. Sempre na Peneda. Sempre em S. Bento do Cando. Sempre na Senhora da Lapa. Sempre na Senhora da Porta. Sempre em São Bartolomeu. Sempre nas Feiras Novas. No Adro de S. João mais recentemente.

Por volta de 1982 o antropólogo Pina Cabral, numas férias passadas nos Arcos, foi levado em Setembro à Peneda. Deslumbrou-se com as rodas da Cana Verde.

No meio da multidão descobriu um tal Sargaceira, alto, moreno que, varrendo o terreiro com as castanholas no ar, desfazia, com sua voz dum Minho Velho,  a concorrência à sua volta.

O SARGACEIRA DE GRADE
NÃO É UM HOMEM QUALQUER
A ELE NINGUÉM LHE BATE
ELE BATE EM QUEM QUIZER!

De facto!

A impressão foi tal que Pina Cabral plasmou esse "encontro" no seu livro AROMAS DE URZE E DE LAMA do qual possuo um exemplar oferecido pela Adelaide Graça pelo Natal de 1999.
 
Depois e já em 2000 a Adelaide apresentou o seu livro QUANDO TUDO PARECE PARAR em Viana no auditório do Museu. Consegui que Pina Cabral estivesse presente. Juntou-se a nós o seu amigo Benjamim Enes Pereira. Na apresentação do livro da Adelaide falei da nossa vertente lírica de que não temos grande atrevimento de a expressar. Excepções? - Decerto Pedro Homem de Mello, ...Maria Manuela Couto Viana de quem eu considerava Adelaide a continuadora. Em dada a altura e feita a ligação dos Aromas de Urze e de Lama do Povo Que Lavas no Rio, de Pedro Homem de Mello, com o título do livro que a Adelaide me ofertara...
 
- Adelaide o autor do livro que me ofereceste está ali... e apontei Pina Cabral.
 
Mas as surpresas não tinham terminado. Li a passagem do livro em que a ele se referia e dirigindo-me a Pina Cabral....

- E o SARGACEIRA da Peneda é aquele acolá!

Nesse ano, com o Tone da Rita, com o Pombal, com o Frade, com o Augusto Canário e mais alguns
estivemos com o SARGACEIRA, no 5 de Outubro, na feira de Hannover.

No ano passado encontrei-o em São Bento do Cando. Contou-me que tinha cinco anos quando pela primeira vez ali fora levado em Romaria pela sua mãe.

Também no ano passado e já na Peneda, me informou da sua enfermidade. E notei então que o Sargaceira já não era o mesmo.

Ontem soube pelo ALTO MINHO do que acontecera em Grade no passado dia 6.

Hoje, amanhã e no ano que vem e até que a Cana Verde se acabe, faltará a figura do Sargaceira, nas rodas e na cantoria. Outros estarão. Muitos aprenderam com ele!

lopesdareosa


Ver Também em https://www.youtube.com/watch?v=yZcuiAX-oow


e https://www.youtube.com/watch?v=x9PeWhb45EM




Sem comentários:

Enviar um comentário