quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A MUIÑEIRA DE SANTO AMARO

 Ouvir os Galegos faz-me chorar!
Espectador da TV Galiza dei por um programa chamado Alalá.
Qual não foi a minha surpresa de ver um grupo, que desconhecia, interpretar, numa taberna, a MUIÑEIRA DE SANTO AMARO, tema que também desconhecia. Maior surpresa por me aperceber, no meio do coro dos presentes, do TINO BAZ da Guarda. É o de boina com um lenço ao pescoço. Mais tarde em Gondomar assistí a uma actuação dos TREIXADURA finda a qual o seu leader me informou que tinha conhecido o TINO BAZ nas Festas do Monte em 1999, exactamente o mesmo ano em que lá estive e quando também encontrei o TINO pela primeira vez. Desse conhecimento se explica o convite ao TINO para estar presente no coro desta gravação.
Santo Amaro é em Janeiro. O de CAMPOSANCOS também. Por isso, pelo lacón con grelos e pelo vinho que me ofereceram este ano em Santa Trega, vou lá estar, no ano que vem, no dia 15. Também para ouvir tocat e cantar a muinheira.

LOPESDAREOSA

Sem comentários:

Enviar um comentário