terça-feira, 10 de maio de 2011

LAGARTEIRA

LAGARTEIRA  EM  GONTINHÃES


Tão perto e tão longe. Tão perto na geografia, tão longe na nossa memória.

Santa Marinha de Gontinhães assim se chamava a paróquia antes que a República a tivesse crismado Vila Praia de Âncora.

Até aos meus catorze anos para mim só ouvia falar de Vila Praia de Ancora até que cheguei a Afife onde o topónimo se conservou por muito tempo.

- Vou a Gontinhães. Diziam

Por essas alturas apercebi-me que Âncora é na margem esquerda (sul) do rio. Na margem direita é Riba de Âncora e Trazâncora na Montaria.

Na Lagarteira faziam uma importante festa e feira anual na segunda-feira depois da Pascoela. De tarde havia baile na sociedade. Um ano fui lá. Vim no comboio das oito mas os meus olhos ficaram em Afife.

Lopesdareosa

Sem comentários:

Enviar um comentário