segunda-feira, 5 de agosto de 2024

O Pagode Shwedagon. Yangon (Rangum - Myanmar) - na WIKIPÉDIA

 

Fui recentemente confrontado com a seguinte informação sobre este templo Budista.

Tem 98 metros de altura, está situado no principal centro religioso da Birmânia, numa plataforma em mármore de 5,6 mil hectares."

Acontece que, de imediato e a quente, fiquei espantado com a dimensão da tal plataforma. Assim ser o tal Pagode estaria situado numa plataforma de mármore correspondente a um retângulo de dez quilómetros de comprimento por cinco quilómetros e seiscentos metros de largura.

Fiz notar as minhas dúvidas junto à fonte dessa afirmação.

Qual não foi o meu destesticuloamento quando fui remetido para a WIKIPÈDIA e a informação aí constante, com o conselho de consultar a referida, na sua versão em português.

E foi o que eu fiz!

E  lá está em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pagode_Shwedagon

O local

Localizado a 2 km do centro de Yangon, Shwedagon Pagoda Road, No. 1, o pagode é baseado em uma plataforma pavimentada com mármore de 5,6 mil hectares, no cume da colina Singuttara, 51 m acima da cidade. 

Acontece que a própria NET e suas capacidades são imensas e ultrapassam de longe todas as palermices que possam constar nas wikipédias deste mundo. Assim e desde logo na imagem que acompanha no Google a informação disponível imediata sobre o Templo, se pode concluir da dimensão do quarteirão em que o mesmo está implementado. Basta observar a escala gráfica que aí consta!


Depois há o Google Maps em que se pode calcular a área em que o templo está implantado que corresponderá a parte branca à tal plataforma de mármore.


Depois há o Google Earth que da mesma forma permite calcular a área em que o templo está implantado que corresponderá a parte branca à tal plataforma de mármore.


O que me leva a concluir que na tal wikipédia o que está a mais são os tais "mil" antes dos hectares.

Desta forma para concluir do disparate não tive necessidade de grandes conhecimentos (nem de ir ao local!). Apenas a minha intuição e sensatez!

Ferramentas que a wikipédia não tem!

lopesdareosa


jágora a fotografia aérea









Sem comentários:

Enviar um comentário