terça-feira, 21 de setembro de 2021

As ALMINHAS DO CADINHO

 As ALMINHAS DO CADINHO


Sabem aquela velha história de andar a pedir aos vizinhos???


- Fui ao meu vizinho... envergonhei-me!

- Vim para casa... remediei-me!

E andávamos nós à precura das Alminhas do Cadinho que alguém, há muito tempo, tinha feito o jeito de as retirar do sítio onde estavam.

- Roubaram-as, é a informação correta.

Neste Domingo passado aconteceu uma inauguração, ali no mesmo local, da colocação de uma pedra ancestral que as obras do Emparcelamento quase mandavam pró galheiro não fora o empenho do tal Percina de Paçô. 

O Abílio munido daquela teimosia, por herança adquirida, lá contou a história do pedregulho com o precisoso testemunho do João Pinho que de Tombo de Santa Maria de Carreço na mão lá demonstrou que  o calhau, no século dezoito já estava na história. 

Eu estive lá e falou-se que a seguir vinham as ALMINHAS DO CADINHO!

Prometi que conseguiria uma imagem das mesmas.

Mais depressa do que eu contava. Eu que me tinha matado por conseguir o livro onde sabia, encontraria essa imagem.

Não foi necessário.

Numa daquelas conversas da tertúlia de Domingo no Café da Curuja, aqui em Afife, ás quais o França costuma faltar, falei com o Puga.

- Eu tenho isso em casa!!!

- Meu menino,  num descansei enquanto não lhe saquei a          informação.

Com a devida permissão do Puga e com as minhas homenagens, aqui vai.




Para o Pinho e para o Arrrlindo:

- Esta será a próxima inauguração!


Esta é só para o Pinho!

- Espero que depois venha a Fonte da Maganhão!


Tone do Moleiro Novo

Sem comentários:

Enviar um comentário