sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Catalunha entre o não e o não

Já tinha escrito sobre o tema em:
https://lopesdareosa.blogspot.pt/search?q=Alfonso+Dastis

Mas agora confirmo em
http://www.lavanguardia.com/politica/20171101/432527360166/albiol-aboga-mantener-155-independentismo-gana-incumple-ley.html

El líder del PPC, Xavier García Albiol, ha asegurado este miércoles que si una mayoría independentista gana las elecciones del 21D el Gobierno respetará el resultado mientras actúen dentro de la legalidad, pero que en caso de que se colocasen “al margen del Estado de derecho” el artículo 155 seguiría vigente.

“Si hay mayoría independentista, que insisto que no se va a producir, si decide actuar de acuerdo a la legalidad lo tendremos que respetar, si deciden seguir avanzando al margen del Estado de derecho pues está en estos momentos vigente el artículo 155 y no veo porqué tuviera que dejar de estarlo”, ha afirmado Albiol.

Según el barómetro publicado ayer por el Centro de Estudios de Opinión (CEO) de la Generalitat Junts pel Sí (JxSí) y la CUP mantendrían la mayoría absoluta en escaños, aunque no en votos, en unas nuevas elecciones al Parlament.
Unquote

Para o PP, Catalunha  tem duas alternativas é Não à Independência ou Não à Independência! ( D. Alfonso Dastis sustenta o contrário)

Muito embora os partidos Independentistas ganhem as eleições. 


Ou seja podem congregar e/ou defender o independentismo, ganhar eleições propondo isso mesmo. Mas depois não podem convocar um referendo para aquilatar da real escolha do eleitorado.


(E precisamente por não terem a maioria dos votos é que teriam sempre que convocar um referendo pois nunca as eleições para um governo autonómico podem ser transformadas em plebiscito.)


Isto porque a constituição não deixa! Ou seja estamos perante uma constituição esquizofrénica. Podes defender a independência. Podes propagandear a independência. Podes organizar um partido defendendo a independência. O que não pode esse partido é fazer um referendo para decidir tal, mesmo ganhando as eleições!


- Se assim é não seria de ilegalizar esses partidos? 


- Por defenderem soluções contra a constituição????


Lembra-me o tempo de Salazar. Esse era mais sofisticado! Dava total liberdade de pensamento. O que não podias era manifestá-lo.


Ora vão levar a colhinha ao macho!


tone do moleiro novo I - autoproclamado O Chato!

  

Sem comentários:

Enviar um comentário