quarta-feira, 30 de abril de 2014

AREOSENSES CASTREJOS OU CASTREJOS AREOSENSES


Areosenses  Castrejos  ou  Castrejos  Areosenses?

 

Cesse, nos anais, tudo o que consta! Afinal a última resistência à tentativa de Roma de correr com os Celtas dos seus redutos não foi na Armórica nem o Asterix o seu herói!

Afinal estavam todos enganados! A civilização castreja não desapareceu no tempo histórico onde os especialistas situam o abandono das Citânias, nem tão  pouco ficaram estas despovoadas no período apontado pelos historiadores.

E não é por isso que desce a minha consideração por Martins Sarmento por Simões Viana pelo Nosso (de Areosa) Abel Viana e outros, que com os seus estudos influenciaram os que os seguiram na matéria, historiadores, arqueólogos…, que sempre situam o declínio dos castros com a chegada dos romanos, mais coisa menos coisa.  A nossa Citânia teria sobrevivido até ao século V.

Estavam ( estão todos) enganados. E quem o afirma e firma no fim do texto é um leigo que por acaso falou com o Sr. Dr. Américo.

Acontece que pelo menos na Nossa Citânia ( digo Nossa por ser de Areosa), conhecida também de Santa Luzia, os descendentes daqueles que Martins Sarmento pressentia Lígures, chegaram até ao nosso tempo. Pois que ainda em 1957 e 1958 havia e nascia lá gente, coisa que os grandes investigadores desconhecem!

Ora por ter falado com o Sr. Dr. Américo este mostrou-me dois assentos de Baptismo na Igreja de Santa Maria de Vinha de Areosa onde consta que a 14 de Março de 1957 e 1 de Janeiro de 1958 nasceram, no sitio da Citânia em Areosa, dois varões dessas indomáveis raças, (Celtas ou Lígures tanto se me dá) um de nome José António e outro José Albano.

Ora acontece que para  além de ser uma  preciosidade histórica, esse acontecimento demonstra também que a Citânia é um sítio de Areosa. E era a este sítio que afinal eu queria chegar!

Abril de 2014

lopesdareosa

2 comentários:

  1. Li com muita atenção esta sua pequena "cronica" e não resisti a recordar e questionar-me...porque será que alem da "nossa citania" e do Castro de Areosa ninguem menciona aquela citania(?)do dito lugar de Silvares(?)?? Mais concretamente junto á Casa do Guarda, onde creio (conta a historia) ter havido um homicido. Já na minha infancia, em caminhadas de Domingo, ficava maravilhado com tudo aquilo esquecido, paredes, ruas estreitas e ombreiras das portas...notava-se que já muito patrimonio fora expoliado para talvez fazer muros ou ornamentar pisos e paredes de algumas "casas agricolas" de areosenses. Mas a simples questão é, porque será tudo aquilo desconhecido dos arqueologos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Amps

      É ironia sobre o estado pré-histórico a que a Casa do Guarda Florestal chegou, ou refere-se ao Castro de S. Pedro mais acima?

      Se a este se refere, já em tempos, na minha frustração de autarca falhado, propus a sua preservação. E não sou arqueólogo!

      Tone do Moleiro Novo

      Eliminar