domingo, 20 de novembro de 2011

ISABEL PESSÔA-LOPES e NUNO FERREIRA





Estas duas figuras de quem, na net, lhes roubei a imagem, têm uma coisa em comum.

Ambos, sem utilizarem isso como figura de estilo, puseram os pés ao caminho e percorreram Portugal.

Ou seja, fizeram aquilo que eu faria se me pudesse ausentar, do meu arraial, por períodos longos.

Uma foi e vai contando a sua experiência. O outro escreveu um livro -  PORTUGAL A PÉ.

Muito gostaria que tanto a Isabel como o Nuno, se algum dia este sítio virem, me enviassem a resposta a uma pergunta muito simples que, depois desse percorrido, lhes coloco agora:

- Acham que os nossos governantes têm alguma noção do que Portugal seja????

TONE DO MOLEIRO NOVO

NOTA POSTERIOR (já em 22 de Novembro)
De Isabel Pessôa-Lopes recebi a seguinte resposta que vai aqui posta dado que não consigo explicar como diabo não posso comentar os comentários, dificuldade que afinal impediu a autora de se expressar por essa mesma via. Milagres ao contrário. Pelos vistos!

Caríssimo António Lopes:

Resido no estrangeiro desde 1991 mas do que SEMPRE fui lendo/registando à distância...
e agora escutado/conversado/apreendido OLHOS NOS OLHOS,
de povoação em (des)povoação, com centenas de 'ilustres desconhecid@s' (i.e. noss@s conterrâne@s),
uma coisa é certa
:
faria toda a diferença (para melhor!) se @s nosso@s governantes eleitos por 'Ecce Povo' fossem (também) percorrer/observar Portugal (in situ e de viva voz) ... nem que de limusine aí se deslocassem (!) pois prefiro acreditar que tanta negligência governativa se deva a mera ignorância/desconhecimento (facilmente reparável)
e não a incompetência profissional (eleitoralmente cobrável) ou a estupidez pura e simples (dificilmente contornável ou tão pouco aceitável) !!

Mais acrescento que
se algum dia na vida as Pessoas se candidatarem a posições de governância para SERVIREM o país onde nasceram então SIM, interromperei quaisquer das minhas aventuras para lhes CONFIAR o meu voto na urna.


Bem Haja por suas palavras ainda que (advirto) sómente os serões d'Inverno à lareira com @s Amig@s/Familiares me permitirão contar/partilhar VERDADEIRAMENTE o que reflecti/vivenciei ao percorrer a pé e em 80 dias os (Mundos que existem ao longo dos) Pontos Fronteiríços Marítimos (Fortes/Faróis/Cabos de Mar) Terrestres (Castelos/Fortalezas/Linha da Raia) de Portugal Continental ! ;-)

ISABEL PESSÔA-LOPES

postscriptum:
Recomendo a leitura do Livro de Nuno Ferreira (lançamento: Dez 2011)
http://www.rdj.pt/portugalape/
e das suas Crónicas (que tanto me animaram aquando da minha Mega-Maratona)
http://www.cafeportugal.net/pages/dossier_artigo.aspx?id=2247
bem como a sua Crónica a respeito do meu 'solo'
http://www.cafeportugal.net/pages/dossier_artigo.aspx?id=4051

UNQUOTE

Quanto ao comentário de Nuno Ferreira só tenho duas coisas a dizer.

- TAMBÉM  EU!
- TAMBÉM  EU!

Lopesdareosa

1 comentário:

  1. António Lopes
    Respondo como respondi noutro dia numa entrevista: Gostaria de acreditar que sim.
    Abraço
    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar